A odontologia sempre foi uma das profissões mais buscadas nas universidades, fazendo com que, todos os anos, centenas de novos profissionais saiam do ensino superior prontos para abrir seus próprios consultórios ou atuar como conveniados em planos odontológicos. Com o número cada vez maior de profissionais no mercado, entretanto, a competitividade aumenta diariamente, e é preciso saber se diferenciar para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Uma das maneiras de promover essa diferenciação é utilizar as mídias digitais, que já fazem parte da vida das pessoas e têm um alcance gigantesco quando comparadas a outras formas de comunicação. Dentro desse meio, podemos dar destaque às redes sociais, onde o dentista pode evidenciar seu trabalho sem fazer publicidade direta, preservando o código de ética da profissão e fazendo-se mais conhecido.
Aprenda, a seguir, como tirar o máximo de proveito dessa forma de marketing:

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do marketing digital que visa a atração e retenção de clientes por meio do seu interesse, sem que haja ações de publicidade propriamente ditas. Ao criar e divulgar, nas redes sociais, materiais interessantes como blog posts, e-books, infográficos e dicas relevantes, o dentista chama a atenção de usuários interessados e pode demonstrar todo o seu conhecimento sem sequer mencionar o consultório.
Dessa forma, quando os pacientes em potencial perceberem que podem confiar no profissional, eles buscarão seu contato.

Grave e divulgue vídeos

Hoje em dia, com tantas distrações ao nosso redor (principalmente quando falamos da internet), atrair a atenção das pessoas requer o uso de recursos criativos e bem humorados, e quando falamos de odontologia, é possível desenvolver vários vídeos explicativos e publicá-los nas redes sociais para informar e atrair potenciais clientes. Alguns dos temas que podem ser abordados em vídeos para melhorar o marketing do dentista são:
• Ensinar a higiene básica dos dentes;
• falar sobre as principais doenças que acometem a população;
• explicar a importância de ir ao dentista todos os anos;
• e esclarecer alguns procedimentos odontológicos mais comuns.

Forneça dicas periodicamente

Outra estratégia interessante é oferecer dicas, em formato de pequenas gotas de conhecimento, acrescentando informações básicas ao dia a dia das pessoas, como curiosidades, dados relevantes e dicas de higiene.
Aproveite o poder de viralização das redes sociais e coloque essas dicas sobre fundos com imagens interessantes, que despertem a curiosidade e chamem a atenção para o seu conteúdo.

Aposte nos posts patrocinados

Para dar maior visibilidade às suas publicações nas redes sociais, é possível investir um pequeno capital para patrocinar postagens importantes, levando suas mensagens para cada vez mais pessoas.
Além disso, uma vantagem do marketing pelas redes é a segmentação do seu público-alvo. Isso significa que, ao adotar os posts patrocinados, você pode definir para que tipo de usuário eles serão divulgados. Nesse caso, lembre-se de que nem todo internauta é um cliente em potencial, por isso, segmente seus posts por região e faixa etária, visando atingir a população que faz parte da sua especialização e que se encontra nas redondezas do seu consultório.

Mantenha suas páginas atualizadas

Muitos profissionais pensam que basta criar um perfil nas maiores redes sociais e pronto. Contudo, isso não é o suficiente: é preciso ainda interagir e mostrar ao público que você está presente na rede. Para isso, mantenha atualizações constantes (você pode estipular uma frequência diária ou semanal, dependendo do número de seguidores do seu perfil) e crie oportunidades para que as pessoas interajam com você, fazendo perguntas ou comentários sobre os posts realizados.

Integre outros recursos

Para aumentar ainda mais a divulgação dos seus serviços de odontologia nas redes sociais, é interessante manter outros canais de comunicação com o seu público, como um website, um blog e uma newsletter. Com apenas esses três recursos aliados às redes sociais, você potencializa o seu marketing e constrói uma reputação sólida dentro e fora da internet.
Seu perfil profissional já está nas redes sociais? Ficou com alguma dúvida sobre como divulgar seu trabalho nesse meio? Compartilhe conosco nos comentários!


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