Antes de optar por um produto ou serviço, consumidores pesquisam informações sobre a experiência de outras pessoas com a empresa em questão. É nesse instante que os clientes satisfeitos tornam-se verdadeiros promotores.

Segundo especialistas, a recomendação influencia a decisão de compra e favorece a redução nos gastos com aquisição de novos clientes. Além disso, um paciente que procura o seu consultório odontológico em virtude das indicações terá maior probabilidade de fidelização.

Contudo, para que esses apontamentos aconteçam de maneira efetiva, é necessário incentivo por parte da empresa. Por isso, selecionamos 4 dicas fundamentais para você conquistar mais pacientes para o seu consultório por meio de indicações. Acompanhe!

1. Verifique o nível de satisfação

O fator de maior importância para a conquista de indicações é a satisfação dos seus pacientes em relação ao serviço prestado pelo seu consultório. Para averiguar esse quesito, você pode utilizar o modelo Net Promoter Score ou NPS.

O Net Promoter Score é um sistema de avaliação simples que permite verificar mediante o resultado de uma pesquisa fatores, como a fidelidade, nível de satisfação, medidas de recomendação.

O entrevistado recebe a seguinte pergunta: Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa para um amigo ou familiar?

Conforme as pontuações, os seus clientes podem ser divididos em três categorias:

  • Promotores: nota de 9 a 10. Podem ser descritos como os embaixadores do seu negócio, são fiéis e entusiasmados com o atendimento prestado por você.
  • Passivos: nota de 7 a 8. São neutros em relação ao seu serviço e, provavelmente, não afetarão a reputação do seu negócio.
  • Detratores: notas de 6 a 0. Esses são os clientes assumidamente insatisfeitos que, certamente, farão o marketing boca a boca negativo do seu consultório.

Depois de classificar os clientes em seus respectivos grupos, calcule O NPS da sua empresa para verificar a sustentabilidade do seu negócio. Basta subtrair a porcentagem de promotores pela de detratores.

Para definir se uma pontuação é boa, você precisa considerar a média da sua área de atuação, pois esses números podem variar de acordo com o setor.

Com esses resultados, você saberá a proporção de clientes que recomendam o seu serviço, identificará elementos de experiência que favorecem o crescimento saudável do seu empreendimento e poderá elaborar planos de ação para melhorar os pontos de insatisfação.

2. Construa a marca do consultório odontológico

A marca de uma empresa pode ser relacionada à imagem percebida pelo consumidor a respeito de um serviço ou produto. Investindo em uma boa estratégia, é possível oferecer uma experiência mais consistente durante toda a jornada do cliente.

O Buzz Marketing, por exemplo, é uma estratégia focada em potencializar a propaganda boca a boca por meio de estímulos de comentários e opiniões sobre o seu serviço.

Ao fazer com que os pacientes falem sobre o seu consultório, é possível aumentar a conscientização de mais pessoas sobre a sua marca, e isso elevará socialmente a relevância do seu negócio.

3. Mantenha contato após o tratamento

Ações para nutrir o contato com todas as pessoas que já concluíram um tratamento são tão importantes quanto as campanhas para atrair novos pacientes.

Utilizando a automação de e-mail, você pode enviar mensagens com novidades, artigos com dicas úteis ou mensagem no dia do aniversário.

Esse tipo de comunicação faz com que o seu paciente sinta-se valorizado e, quando ele souber de alguém que precise de um tratamento dentário, o seu consultório odontológico será a primeira opção. Vale lembrar deste famoso ditado popular: “Quem não é visto não é lembrado”.

4. Ofereça recompensas

Você pode oferecer benefícios para os seus clientes em troca de indicações. Para acertar e tornar essa proposta atraente, faça pesquisas e pergunte o que eles gostariam de receber. Contudo, na hora de escolher o tipo de incentivo, lembre-se de verificar se os itens propostos não trarão prejuízos para o seu negócio. Confira algumas ideias de recompensas:

  • Cartões de desconto;
  • Amostra de produtos;
  • Brindes.

Para que o seu consultório odontológico alcance mais indicações, é preciso oferecer experiências de valor para os pacientes, avaliar a sua base de clientes e direcionar corretamente as suas estratégias.

O que você achou destas dicas para conquistar indicações para o seu consultório odontológico? Boas? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as atualizações!