Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Incorporar vídeos no website, mídias sociais e presença online do seu consultório odontológico pode trazer grandes retornos.

Por que usar vídeos?

Quando você está navegando na internet, você às vezes assiste a vídeos? É claro que sim. Nós todos assistimos. Não importa se você está vendo vídeos de gatos andando de skate ou pegando dicas sobre como arrumar um aparelho, todos nós vemos vídeos – e muitos deles. Existem inúmeros estudos sobre marketing que mostram o impacto positivo de vídeos em todas as áreas da internet: vendas em e-commerce, engajamento nas redes sociais e no site, e assim por diante.

Um estudo conduzido pela Search Engine Watch descobriu que os vídeos aumentam em média de 400 a 700 por cento o engajamento em uma página. O que isso significa? Se você pensar sobre as centenas ou milhares de pessoas que acessam o seu site todos os anos, você está criando um nível de engajamento que se demonstrará através de agendamentos de pacientes, ligações a partir do site e e-mails vindos do site. Acrescentar um vídeo de divulgação gera mais agendamentos, telefonemas e e-mails.

Ainda em novembro de 2014, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, declarou o seguinte: “em 5 anos, a maioria do Facebook será vídeo”. A razão de ele ter previsto essa tendência é o claro impacto que os vídeos têm no engajamento do site.

Vamos levar em consideração algumas estatísticas:

• 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais, e estímulos visuais são processados 60.000 vezes mais rápido pelo cérebro do que os textos (Fontes: 3M Corporation e Zabisco);

• 46% dos usuários realizam alguma ação após verem um anúncio, de acordo com Digital Content Next;

• Segundo o Forrester Research, é 50 vezes mais fácil alcançar a primeira página no ranking do Google com um vídeo.

Onde você deveria hospedar o vídeo?

Certo, então estamos todos de acordo que usar vídeo de divulgação é uma boa ideia. A próxima questão é onde você deveria hospedar o seu vídeo. Há literalmente dúzias de websites nos quais você pode hospedar o vídeo, mas dois dos mais populares e frequentemente utilizados são: YouTube e Vimeo.

Para o nosso propósito, no geral recomendamos o YouTube por ser razoavelmente fácil de usar. Ele também tem a vantagem adicional de ser integrado aos resultados busca do Google, já que o YouTube pertence ao Google.

Que tipo de vídeos eu deveria usar?

Tem muitos tipos de vídeos que você pode implementar no marketing do seu consultório odontológico, mas o mais importante é produzir um vídeo que forneça uma visão geral do consultório. Tipicamente, esse conteúdo terá duração de dois minutos e será postado na página inicial do seu site. Um vídeo de apresentação incluirá uma combinação daquilo que chamamos de A-Roll e B-Roll. A-Roll contém o vídeo do sujeito sendo entrevistado. Por exemplo, os dentista (ou dentistas) estariam falando diretamente para a câmera ou em levemente no ângulo de saída da filmagem. B-Roll inclui contém imagens do ambiente, como da fachada do prédio, da entrada do consultório, da sala de espera, de operação e da tecnologia empregada na clínica. B-Roll inclui também pessoas interagindo, tipo o dentista revisando um raio-x com os pacientes, conversando com um paciente durante uma consulta, pacientes sorrindo, entre outros.

A mágica acontece mesmo na pós-produção. Um videógrafo habilidoso consegue tramar o A-Roll e B-Roll em uma narrativa fluída sobre o consultório para o vídeo de divulgação. O objetivo é mostrar a perfil da sua clínica, e os benefícios de ir ao seu consultório (atmosfera amigável, tecnologia de ponta, dentistas e equipe experientes, etc).

Você deve pensar também na possibilidade de produzir outros tipos de vídeos, como depoimentos de pacientes, explicações sobre os serviços, tecnologias e equipamentos usados no consultório odontológico, explicando as recomendações de pré e o pós-operatório e respondendo as perguntas mais frequentes. Esses vídeos podem ser postados no seu site.

A regra determina que o seu vídeo de divulgação seja produzido profissionalmente. A maioria dos vídeos deve ser feita por um profissional, com exceção dos depoimentos de pacientes. Esses podem ser gravados com um smartphone, mas produções feitas por um videógrafo seriam melhores. Todavia, quando se trata de vídeos postados em mídias sociais, você com certeza pode usar vídeos feitos com smartphone.

Como conseguir os melhores resultados com os seus vídeos

Vídeos de divulgação só trazem resultados se as pessoas assistirem. Portanto, é importante aumentar a sua audiência tanto quanto for possível. Pense em cada vídeo como um recurso importante e você quer aproveitar esse recurso ao máximo. Para alcançar essa meta, o vídeo tem de ser publicado no website, nos perfis nas redes sociais e demais páginas apropriadas. Alguns sites de opinião e redes sociais não permitem a publicação de vídeos, mas busque aqueles que permitem e poste pelo menos o vídeo de divulgação. É indicado publicar os testemunhos de pacientes em todas essas plataformas sempre que possível.

Não deixe de verificar as normas e regulamentações para a publicação de testemunhos de pacientes. No mínimo você deve pedir que o paciente assine um documento autorizando o uso da imagem no seu marketing.