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Com certeza você está sempre pensando no que fazer para aumentar o número de pacientes no seu consultório, não é? Investir em estratégias criativas de captação é importante, mas já parou para refletir que buscar novos clientes pode ser muito mais caro do que trazer de volta os antigos?
Fazer o reengajamento pode ser uma forma muito prática e inteligente de alavancar o movimento do seu negócio! Ainda não entendeu bem com isso pode ajudar? Então confira as dicas a seguir!

O que é reengajamento?

O reengajamento consiste em reavivar o contato entre você e os pacientes que, por algum motivo, desapareceram do seu consultório, fazendo com que eles voltem a ser clientes ativos.
A razão provável do sumiço é o fato de que muitas dessas pessoas já tiveram seus tratamentos concluídos e não sentem necessidade de voltar à cadeira do dentista tão cedo. Porém, todos sabem da importância de manter consultas regulares, mesmo que não haja um motivo óbvio como dor de dente, por exemplo.
A reativação da relação com seus pacientes inativos evita a migração deles para outras clínicas, e é uma estratégia muito mais prática e barata do que buscar novos clientes. Isso é vantajoso para os dois, pois o dentista já conhece o histórico do tratamento e já existe uma relação de confiança entre eles, o que garante que o serviço seja bem-feito e que o cliente, satisfeito com os resultados, retorne sempre que precisar.

Quais são as vantagens para o paciente?

Além de garantir uma circulação maior de pessoas no seu consultório, você não pode esquecer que o reengajamento é muito importante também para o seu cliente. Veja algumas das razões:

Controle de casos antigos

Seja qual for a sua especialidade, manter um controle pós-tratamento é fundamental para garantir a saúde bucal do seu paciente. Além disso, se o seu trabalho estiver bem documentado, com anotações precisas e fotografias, você terá acesso a todo o histórico do cliente. Isso permite um melhor acompanhamento da evolução do tratamento.

Desenvolvimento de uma relação de confiança

Construir uma relação de confiança leva anos, e é fruto de trabalho feito com qualidade. Uma pessoa que se consulta com o mesmo dentista por muitos anos terá sempre a certeza de que o tratamento será satisfatório. Por confiar no profissional, ela não terá problemas em indicá-lo para amigos e familiares, e isso aumentará a cartela de clientes da clínica.

Como fazer o reengajamento?

A primeira coisa que você precisa saber é quem são os clientes inativos. Faça um levantamento de quem não marca consultas há mais de 6 meses e comece a estudar ações de “pós-venda”, dependendo da sua especialidade. A abordagem deve ser pessoal e de acordo com o nível do seu relacionamento com esse paciente e com o período de inatividade: quanto tempo faz que você não o atende? 6 meses, 1 ano, 5 anos?
Você pode usar ferramentas como o e-mail marketing, as mídias sociais e até mesmo o bom e velho telefonema. Ofereça seus serviços, mas não se esqueça de demonstrar que se importa com aquela pessoa e que realmente percebeu a sua falta.
Fazer o reengajamento vai poupar o trabalho de captar novos clientes e dará a chance de criar uma relação verdadeiramente duradoura com seus pacientes, pois eles confiam na qualidade do seu atendimento e por isso voltarão sempre que precisarem de tratamento dentário.
E então, o que está esperando para entrar em contato com seus pacientes antigos? Aposte no reengajamento e não deixe de nos contar sua experiência deixando um comentário!