Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

[player id=8505]

O dentista que se convence dos benefícios da informática para a profissão só tem a ganhar. Assim como uma empresa, um consultório médico ou dentário precisa ser organizado em relação às finanças, aos dados dos fornecedores e ao agendamento de pacientes. Pode até dar um pouco de trabalho e exigir um investimento de tempo e dinheiro no início, mas as vantagens diretas serão visíveis no futuro.
Nós do Instituto Cerâmica passamos por uma fase de informatização e sabemos que não é fácil, mas, agora sabemos o bem que essa medida pode acarretar.
Vamos ver o que você tem a ganhar com a informatização do consultório? Confira aqui 6 benefícios:

Organização das informações

O ganho global na informatização vai ser este: organização. Ao contar com um software de gestão, você vai poder cadastrar os dados dos pacientes e fazer uma busca como se estivesse usando uma ferramenta como o Google.
Além disso, vai ser bem fácil recuperar os dados quando precisar. Os programas desenvolvidos especialmente para consultórios de médicos ou dentistas são de uso amigável: são fáceis de aprender e de manipular. Quebre essa barreira e não tenha medo do moderno!.

Uso de uma agenda virtual

Depois que as informações estão cadastradas, é possível jogar tudo na nuvem de maneira segura sem que a privacidade dos pacientes seja ameaçada. A vantagem disso? Você vai ter acesso aos dados de qualquer lugar e vai pode marcar consultas, desmarcar, mudar horários sem precisar voltar ao consultório ou ligar para a sua secretária.

Melhor controle financeiro

Os softwares de gestão para consultórios abrangem também a organização financeira, afinal é preciso tratar o seu negócio com o profissionalismo de uma empresa, não é mesmo? A automação é a chave para melhor gestão do fluxo de caixa (as entradas e saídas de dinheiro). Assim, é possível ter uma noção exata dos ganhos do consultório e você pensar em investir em novos equipamentos, por exemplo, com muito mais segurança.

Prontuários legíveis e organizados

Poder ter os prontuários eletrônicos dos pacientes será de enorme valia. Isso vai permitir ter acesso ao histórico de problemas dentários, aos exames e tratamentos que já foram feitos, enfim, a tudo o que diga respeito àquele paciente.
Isso facilita em muito a tomada de decisão sobre o tratamento a seguir. Além disso, é importante destacar que as informações serão protegidas. É muito mais fácil garantir a confidencialidade dos dados dos clientes no meio eletrônico do que em fichas de papel. Sem contar que as informações estarão legíveis e organizadas como nunca.

Economia de espaço

Sabe aquelas caixas com prontuários, fichas de pacientes e dados de fornecedores? Elas vão praticamente desaparecer. Tudo vai se resumir a bytes e a economia em espaço vai ser uma outra grande vitória que você vai adorar. Menos poeira, menos armários e menos papel.

Redução de gastos com pessoal

A princípio, pode parecer que informatizar seu consultório requererá grandes investimentos, mas, na verdade, uma das maiores vantagens dessa mudança é justamente a redução de custos! Quem está começando, por exemplo, e ainda tem poucos pacientes, não vai precisar tanto de uma secretária. O trabalho fica facilitado e, nesse primeiro momento, dá para reduzir os custos com pessoal. Além disso, como os documentos estarão digitalizados, você irá gastar muito menos — ou nada! — com impressões e cópias em papel.
E você, o que acha de informatizar seu consultório odontológico? Comente e participe da discussão!