Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O atendimento dentário domiciliar consiste em um acolhimento especializado, realizado por profissionais capacitados. O paciente é atendido de maneira especializada, em casa, no conforto de seu lar. O profissional então pode realizar os tratamentos adequados às suas necessidades com a toda a tranquilidade que o atendimento domiciliar pode oferecer. Os procedimentos clínicos podem ter caráter curativo ou preventivos garantindo a integralidade da promoção da saúde bucal.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de atendimento dentário? Continue acompanhando o post de hoje!

Vantagens da Odontologia Domiciliar

As vantagens do atendimento odontológico domiciliar são inúmeras, com destaque para a comodidade de ter um atendimento de alto nível sem sair de casa. Isso evita muitos inconvenientes de deslocamento, como estresse no trânsito, perda de tempo no trajeto de ida e volta, dificuldades em estacionar ou custo com estacionamentos pagos, atrasos e longos tempos de espera nas filas de atendimento. Além disso, esse tipo de tratamento traz tranquilidade ao paciente, aos familiares e aos acompanhantes.
Para o profissional, o atendimento torna-se muito prazeroso por fornecer uma atenção exclusiva e de muita qualidade aos pacientes. Além disso, ele possui disponibilidade para fazer orientações aos familiares e cuidadores com excelência.

Pacientes indicados para esse tipo de atendimento

O serviço odontológico domiciliar é direcionado para todo paciente que não tenha condições ou disponibilidade para ir a um consultório odontológico. Nesse grupo, estão inclusos pacientes com necessidades especiais, ou seja, pacientes portadores de limitações físicas (como em casos de paralisias e amputações), limitações mentais (Doença de Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla, entre outras) ou até mesmo sistêmicas.
Essas limitações podem ter sido adquiridas por motivo de doença ou por condição genética, por envelhecimento ou até mesmo por acidentes.

Idosos e atendimento especial

A terceira idade merece um conforto diferenciado e cuidados muito especiais. Uma boa saúde bucal promove bem-estar por oferecer uma boa função mastigatória que previne engasgamentos e má nutrição, o afastamento de doenças, infecções e garante uma aparência bonita e saudável aos dentes.
Muitas vezes, os idosos se encaixam no grupo de pacientes com necessidades especiais, possuindo limitações físicas, mentais e às vezes estão até acamados. Dependendo, assim, de alguém que possa levá-los e acompanhá-los às consultas, causando, muitas vezes, constrangimento e desconforto a eles e constituindo um contratempo para a família. Com o atendimento domiciliar, esses problemas deixam de existir e o idoso pode contar com um profissional que o atenda em segurança em sua casa, sem se deslocar de seu ambiente e sem chateações.

Outros grupos

Um novo grupo de pacientes tem se beneficiado do atendimento domiciliar: executivos, profissionais em tempo integral e famílias. Muitas vezes, executivos e profissionais não dispõem de tempo em horários convencionais para realizarem consultas e tratamentos em consultório.
Assim, cada vez mais, esse perfil de paciente está aderindo ao tratamento em casa, adequando sua agenda e contando com a conveniência de não perderem tempo se deslocando. Eles recebem o tratamento, as orientações em casa e depois usam seu tempo livre para dar sequência às suas atividades ou mesmo aproveitar um tempo de lazer e a família.
O atendimento domiciliar também é interessante para famílias, pois o tratamento de várias pessoas pode ser realizado em um único dia. Assim, todos os familiares podem se beneficiar dos cuidados e da manutenção de sua saúde bucal, garantindo conforto e tranquilidade para toda a família.
Diante de tantas conveniências o atendimento dentário domiciliar tem sido uma excelente opção para uma ótima saúde bucal.
E você, oferece esse tipo de atendimento aos seus pacientes? Conte pra gente nos comentários!