Boas compras geram impactos em qualquer negócio, independente do tamanho. Empresários que não subestimam o poder das compras certas conseguem enxergar na prática a potência de economizar.

Uma regra geral diz que cada real economizado equivale a pelo menos mais seis reais em vendas. Você precisa aprender a fazer essa mágica! Antes de aprender as dicas, saiba que compras não são somente sobre precisar, escolher e pagar.

Para fazer boas compras, é necessário entender exatamente o que é necessário, como e quando será usado, qual o custo-benefício de cada produto e quais deles são os mais adequados para seu laboratório.

 Comprar envolve identificação, planejamento e oportunidade. Com nossas dicas, você verá que esse processo será simples e eficiente.

1. Tenha uma pessoa responsável pelas compras

Garantir que alguém dedique sua atenção às compras permite que o fluxo seja cada vez mais aprimorado.

A pessoa responsável pelas compras em seu laboratório de próteses dentárias poderá organizar necessidades, fornecedores e outras informações úteis para boas compras.

2. Tenha uma lista completa dos itens que são comprados

Saber que o que e quanto é comprado permite melhor organização e planejamento a médio e longo prazo.

Os software de gestão para laboratórios de prótese deixarão este processo muito mais simples e organizado.

3. Tenha uma quantidade de segurança

A quantidade de segurança evita que sua produção paralise por falta de itens essenciais. Para definir qual é a quantidade de segurança, tenha em mente a quantidade de materiais utilizados por dia e o tempo que leva entre a encomenda e a entrega dos produtos.

Se você utiliza 5 pacotes de revestimentos por dia e a entrega costuma levar 3 dias, a quantidade de segurança deverá ser de pelo menos 20 a 25 pacotes em estoque.

4. Acompanhe seu estoque

Visitar o estoque do laboratório toda semana ou toda a quinzena com a sua lista irá ajudar a saber quando é o momento de realizar as encomendas.

Se o responsável pelo o estoque fizer baixa no sistema o mesmo lhe dará as informações de quais materiais e quando você terá que realizar o pedido na sua dental de preferência.

5. Faça pedidos programados

Diversos fornecedores oferecem descontos a quem combina diversos itens em um mesmo pedido. Além dos descontos, seu laboratório ainda economiza o valor do frete e o tempo de processamento e entrega.

Além de eliminar o risco de faltar material para confecção de um determinado trabalho, você ainda pode ter melhores condições dos fornecedores.

6. Fique atento às quantidades

Comprar em maiores volumes também pode sair mais barato. Muitas vezes é mais vantajoso comprar em quantidade suficiente para dois meses do que comprar semanalmente.

Se optar por esse modelo de compra, esteja atento às datas de validade.

7. Trabalhe pela melhor condição de compra

Pagar através de depósitos ou em dinheiro poderá aumentar ainda mais os descontos. Faça os cálculos das taxas bancárias e verifique qual é a melhor opção para o seu laboratório.

8. Conheça seus fornecedores

Tenha a mão os dados dos seus fornecedores, do serviço de atendimento ao consumidor e dos seus principais contatos nas vendas. Essas informações podem ser muito importantes na hora de comparar preços e condições de pagamentos.

9. Atenção aos produtos duplicados nos pedidos

Confirme se o fornecedor recebeu o seu pedido e se ele encontra-se em processamento. Confira duas vezes as quantidades, os itens pedidos e as datas de entrega.

Quando receber confira atentamente o material antes de confirmar o recebimento pois não é incomum materiais virem trocados, faltando e até pertencer a outro laboratório.

10. Não tenha medo de falar com representantes de vendas

Representantes de vendas podem te trazer informações novas, te ajudar a resolver problemas, fornecer descontos especiais e ainda apresentar novos produtos.

Investir seu tempo no processo de compras eficiente trará resultados claros. Você irá se animar com a economia identificada e terá vontade de se dedicar cada vez mais a esse processo.

Se você também decidir investir dinheiro em seu sistema de estoque e compras, notará que em poucos meses ele se paga sozinho. A economia gerada pelas compras certas rapidamente ultrapassa os valores investidos.

Siga esses passos e volte em nossa página para contar. Conhece alguém que também precisa de ajuda na organização das compras? Compartilhe esse texto com ele também!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.