Abrir um laboratório é o primeiro passo para o protético que quer ter mais controle de sua carreira e de seus horários, não precisando depender tanto de trabalho em outros laboratórios ou em outros ambientes. É no laboratório que o protético consolida sua carreira e se permite aplicar suas técnicas, criando seu próprio estilo de atendimento.

Mas o bom funcionamento do laboratório de prótese dependerá do fluxo constante de trabalhos que seus clientes o confiem, pois acreditam no trabalho do laboratório.

Se você está começando sua carreira no atendimento autônomo, provavelmente já começou a se perguntar quais são as estratégias para atrair mais clientes para seu laboratório.

Para te ajudar, elaboramos uma pequena lista com seis dicas que podem aumentar a captação de clientes para seu negócio. Continue lendo e confira!

Faça um primeiro atendimento memorável

A primeira impressão é a que fica. Se você quer fidelizar seu cliente, é importante que garanta que a sua primeira experiência no seu laboratório seja a mais agradável possível.

Para a maioria das dentistas, começar uma parceria com um protético não costuma ser uma das melhores experiencia , por isso, tente amenizar a situação sendo atencioso,  agradável e profissional.

Dessa maneira, o cliente vai se sentir mais seguro, permitindo que uma relação de confiança seja desenvolvida entre vocês.

Quanto maior a confiança no seu trabalho, mais o seu cliente vai se sentir à vontade para voltar e ser atendido de novo por você, afinal, ele sabe que prótese dentária é coisa séria e não se arriscará com outro laboratório que não seja tão profissionais.

Conte com pessoal capacitado

Não somente você como também todos os outros funcionários que trabalhem diretamente com seus clientes  devem estar capacitados para lidar com esse tipo de relacionamento.

Sendo assim, garanta que o atendimento de sua secretária é de ótimo nível e assegure-se de que seus assistentes técnicos também saibam tratar bem o cliente.

Além disso, trabalhe com consultórios odontológicos que te dê condições de oferecer um produto de boa qualidade, atendimento pontual e maior assertividade, ou seja, menor índice de repetições, assim os clientes ficaram satisfeito e evitaram desconfortos.

Tenha em mente que qualquer tipo de mal-entendido ou situação desconfortável pode afastar seu cliente para sempre do seu laboratório.

Crie um ambiente agradável

A fim de aumentar a sensação de conforto para sua equipe e quando os seus clientes por ventura estiver te visitando, seu laboratório deve ser um lugar muito agradável, que transmita tranquilidade e conforto através de um ambiente bem decorado e com possibilidades de entretenimento para os clientes que estão aguardando atendimento.

Uma sala de espera bem equipada com poltronas confortáveis, revistas, TV ou música ambiente, com fácil acesso a água, café e banheiro já são boas opções para tornar seu laboratório um ambiente mais agradável para seus clientes e colaboradores.

Além disso, a salas em que acontece o atendimento deve ser clara, limpa e climatizada na medida certa nem muito frio ou muito quente mantendo o conforto de todos.

Esteja sempre disponível

Os clientes tendem a preferir profissionais que se atentam a suas queixas, que se preocupam com eles e que estão sempre disponíveis para ajudar.

Por isso, tenha o hábito de retornar as ligações de seus clientes no seu laboratório para retirar alguma dúvida, tenha horários disponíveis para marcar visitas de urgência e responda e-mails e mensagens sempre que possível com orientações.

Por mais trabalhoso que isso possa parecer, dessa maneira o cliente vai entender que sempre pode contar com você e vai comprar cada vez mais do seu laboratório.

Torne-se um especialista

Uma maneira de fazer com que seu laboratório de prótese ganhe destaque entre as várias opções de profissionais no mercado é trabalhar com alguma especialidade.

Se você é um protético que tem especialização em aplicação de porcelana, por exemplo, use essa característica para se firmar em um mercado exclusivo.

Se você é técnico especialista em protocolo de resina, foque esse tipo de atendimento para fidelizar mais clientes nessa área. A especialidade pode ser o diferencial.

Ofereça facilidades extras

Muitos clientes escolhem seus profissionais de acordo com as facilidades encontradas em seus laboratórios, como, por exemplo, estacionamento no local, fácil acesso ao bairro, presença de elevadores para evitar subir escadas, várias opções de pagamento e até mesmo urgência no  atendimento.

Avalie quais facilidades você pode oferecer aos seus clientes e coloque todas elas em prática a fim de aumentar o fluxo de trabalho e de clientes no seu laboratório.

Que estratégias você costuma utilizar para atrair mais clientes para o seu laboratório e que tem funcionado? Quais das opções acima funcionaram para você? Compartilhe suas ideias!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.