O sucesso de um empreendimento está diretamente relacionado à qualidade do trabalho em equipe. A interação adequada entre os membros do seu laboratório de prótese dentária promove maior eficácia das atividades diárias.

Quando esse tipo de cultura interna não recebe incentivo, a consequência pode ser observada na baixa produtividade, alta rotatividade, ausência de engajamento e reputação negativa.

Para assegurar melhores resultados, é necessário alinhar fatores, como objetivos, comunicação e métodos de trabalho.

Continue a leitura, pois apresentaremos dicas essenciais para você impulsionar o trabalho em equipe do seu laboratório. Confira!

1. Apresente os objetivos do trabalho em equipe

É fundamental que todos os membros do seu laboratório estejam cientes do objetivo do trabalho. Quando a equipe entende o propósito do projeto, o nível de comprometimento é maior.

O funcionário, por exemplo, que adquire esse conhecimento tem maior consciência do impacto e importância das ações praticadas por ele no dia a dia.

Proponha uma missão global, um alvo que paute todas as atividades dos integrantes da equipe. Escreva essas intenções e coloque-as em algum lugar de fácil visualização.

2. Promova a liderança participativa

O trabalho em equipe precisa oferecer desenvolvimento individual para todos os participantes. Para isso, pratique a liderança participativa.

Essa ação tem como finalidade a contribuição ativa de todos os envolvidos. Para estimular esse ato, você pode atribuir tarefas de liderança, como a responsabilidade por algum projeto especial, nomear mentores para auxiliar os novos membros da equipe ou encorajar a participação nos eventos do laboratório.

3. Aproveite os diferentes pontos de vista

Para que inovações aconteçam, é importante considerar cada perspectiva. A diversidade de cada membro traz para a empresa a otimização dos processos, criatividade, resolução de problemas.

Para aproveitar diferentes pontos de vista, o grupo deve considerar:

  • o que cada membro valoriza;
  • quais informações eles usam como base para as suas ideias;
  • quais critérios são empregados no processo de tomada decisão.

4. Incentive a interação entre os colegas de trabalho

Interagir com as pessoas do meio de convivência é essencial para o desenvolvimento de uma rotina mais harmônica entre os indivíduos.

É comum que muitas pessoas não se sintam à vontade para socializar com os colegas de trabalho, mas é importante incentivar a interação pessoal, não com o objetivo de realizar somente conversas.

Promova jogos e atividades de formação de equipes. Essas ações podem ajudar o profissional a identificar a personalidade do parceiro de empresa, observar aspectos em comum, como: interesses, família, desejos para o futuro.

5. Aprimore a comunicação

A comunicação entre as pessoas precisa ser aberta, clara e respeitosa, a fim de que todos sintam-se confortáveis para expor pensamentos e sugestões. É interessante que os membros estejam abertos para escutar e entender as propostas dos seus colegas.

A eficácia da equipe dependerá de como os profissionais se comunicam. A forma que o membro é ouvido por gestores e colegas influencia diretamente no seu nível de satisfação, seja por se tratar de uma reclamação ou para exposição ideias.

A boa comunicação é responsável por atenuar conflitos, melhorar a conexão entre os funcionários e promover o engajamento de toda a equipe.

Estabeleça diretrizes de relacionamento para garantir a qualidade da comunicação interna e externa do laboratório proteico.

6. Celebre as vitórias de forma coletiva

Comemore os bons resultados e as novas habilidades adquiridas pelos funcionários. Quando for reconhecer as conquistas, mencione os colegas de equipe que ajudaram no desenvolvimento do profissional que receberá o destaque.

Os outros participantes muito provavelmente sentirão satisfação em contribuir para o crescimento de um integrante.

7. Discuta os processos cotidianos

A equipe precisa ser capaz de avaliar constantemente os seus resultados para aprimorar sempre mais a entrega dos resultados.

Estimule a avaliação dos métodos de trabalho. Esse tipo de atividade permite verificar, por exemplo, se existe algum fator que dificulta o progresso das estratégias do laboratório.

Realize reuniões de revisão para avaliar o desempenho da equipe e discuta pontos de menor progresso.

Alcançar a eficácia do trabalho em equipe do seu laboratório de prótese dentária dependerá da qualidade relacional entre os membros e do alinhamento dos objetivos. Para desenvolver um bom trabalho em conjunto, coloque em prática as dicas selecionadas neste artigo.

Você gostou deste texto sobre trabalho em equipe? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para não perder nenhuma atualização!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.