Quando o assunto é economizar nas despesas, dentistas fazem pesquisas para selecionar um laboratório de prótese dentária que ofereça o melhor custo-benefício.

Para assegurar sempre mais a competividade do seu empreendimento, é crucial revisar constantemente elementos responsáveis pela manutenção do seu laboratório. Entretanto, alterações devem ser feitas sem prejudicar a qualidade do trabalho.

Gerenciando o seu negócio de maneira adequada, você obterá resultados mais efetivos. Por isso, selecionamos 7 dicas para ajudar no controle de despesas. Acompanhe!

1. Avalie seus fornecedores

Ao iniciar análises sobre os seus fornecedores, considere quesitos, como devoluções de produtos com defeitos, itens em excesso no estoque e despesas com envio.

Fatores como esses impactam os custos com fornecimento, prejudicando a lucratividade do seu laboratório.

Para que você acompanhe com precisão todos os processos de compra e estoque, é fundamental investir em um sistema que permita identificar todos esses dados.

Por mais confiança que um fornecedor possa transmitir, é importante monitorar o desempenho, a fim de garantir que tudo está sendo cumprido conforme o acordo. Essas revisões ajudarão quando chegar a hora de renovar o contrato.

2. Foque em um distribuidor

Com o intuito de reduzir custos, é comum que muitos laboratórios contratem vários distribuidores diferentes. Contudo, essa atitude pode não ser tão benéfica quanto parece.

Quando o seu negócio escolhe um fornecedor para trabalhar, você torna-se um cliente importante para a faturamento da empresa parceira. Isso traz maior atenção para os seus pedidos e descontos relevantes nas compras.

Escolha um distribuidor com o qual você gosta de trabalhar, mas é essencial fazer pesquisas de mercado para verificar se essa parceria está realmente contribuindo para o crescimento do seu laboratório dentro do mercado.

3. Economize nos produtos certos

Em se tratando de itens odontológicos, compre marcas mais baratas de produtos não-críticos como os rolos de algodão e barreiras descartáveis. Entretanto, se o material for para a fabricação das próteses, é importante ressaltar que, na maioria dos casos, o preço e a marca dessas mercadorias são compatíveis com a qualidade.

4. Pense nos programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são excelentes oportunidades para garantir mais descontos, então esteja atento.

Para desfrutar desses benefícios, peça auxílio aos representantes dos seus fornecedores na hora de fazer um pedido. Esses profissionais ensinam como fazer encomendas de forma eficaz e costumam apresentar promoções especiais.

5. Preste atenção na sua equipe

Aumentar a produtividade dos funcionários é uma excelente alternativa para a redução de custos. É importante ter em mente que tempo perdido é considerado desperdício no mundo dos negócios.

Você pode começar definindo prazos para a conclusão determinadas atividades. Maximize as habilidades de cada profissional, delegue responsabilidades nas áreas de maior especialização e rendimento.

6. Aproveite a tecnologia para economizar nas despesas

É possível reduzir os custos com deslocamento, sempre que possível, por meio de reuniões virtuais. Você pode utilizar ferramentas, como Skype, Hangouts ou as chamadas de vídeos do Facebook.

7. Otimize os gastos com marketing

Não adianta querer economizar eliminando, por exemplo, a publicidade paga que está gerando retorno para o seu laboratório. Contudo, é importante analisar alguns aspectos para não drenar o orçamento do marketing em campanhas sem resultado:

  • custos: antes de iniciar uma estratégia de marketing, considere o custo real para colocá-la em prática;
  • constância: por mais instigante que seja, tentar usar todos os recursos de uma vez pode sobrecarregar o orçamento do seu laboratório e comprometer aspectos essenciais da sua empresa. O ideal é desacelerar o ritmo, porém mantenha frequência nas ações de marketing;
  • direcionamento adequado: a melhor maneira de encaminhar corretamente as suas mensagens é segmentar os clientes que já fecharam negócio com a sua empresa. Quando o foco está nos dentistas que realmente estão prontos para negociar, a economia poderá ser notada no seu ROI;
  • ferramentas gratuitas: utilize ferramentas de palavras-chave, hashtags e mídias sociais para otimizar a sua estratégia e obter excelentes resultados.

Com as dicas apresentadas, o seu laboratório de prótese dentária poderá economizar nas despesas e otimizar os gastos. Controlar e planejar o uso dos recursos do seu empreendimento é fator fundamental para o crescimento do seu negócio. Se este artigo sobre economia de gastos foi útil para você, então assine agora mesmo a nossa newsletter para receber todas as atualizações!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.