A odontologia sempre foi um dos cursos mais buscadas nas faculdades, sendo assim, todos os anos, milhares de novos dentistas saiam do curso superior pronto para abrir seus próprios consultórios ou atuar como conveniados em planos odontológicos.

Com a demanda cada vez maior de profissionais no mercado, entretanto, a competitividade aumenta diariamente e é necessário saber se destacar para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Uma das formas de proporcionar essa diferenciação é usar as mídias digitais, que já fazem parte da vida dos indivíduos e cria um alcance prodigioso em comparação com outras formas de comunicação.

Dentro desse meio, podemos destacar às redes sociais, no qual o seu laboratório pode evidenciar seu trabalho sem realizar propaganda direta, preservando o código de ética da odontologia e fazendo-se mais conhecido.

Aprenda, a seguir, como tirar o máximo de proveito desta maneira de marketing:

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia dentro do marketing digital que visa à atração e fidelização de clientes a partir do seu interesse, sem que haja propaganda propriamente dita.

Ao fazer e espalhar, nas redes sociais, materiais interessantes como site do laboratório, posts, e-books, infográficos e dicas, o seu laboratório chama a atenção de dentistas interessados e pode apresentar todo o seu conhecimento sobre prótese dentária.

Desta maneira, no momento em que os dentistas em potencial perceberem sua capacidade eles buscarão seu contato.

Produza e divulgue vídeos

Na atualidade, com tantas distrações em nossa volta (especialmente quando falamos de internet), chamar a atenção dos dentistas requer a utilização de recursos inovadores e bem humorados, e se tratando de laboratório de prótese dentária, é possível produzir diversos vídeos explicativos e publicá-los nas redes sociais para aumentar a abrangência e seduzir potenciais clientes.

Alguns dos temas que são possíveis de ser abalroados em vídeos para aumentar o marketing do seu laboratório:

  • Explicar sobre os produtos de você vende;
  • Ensinar qual melhor indicação de cada peça;
  • Benefícios da utilização dos seus produtos
  • Estudo de caso de sucesso de seus clientes.

Forneça dicas periodicamente

Outra estratégia notável é proporcionar dicas, em formato de pequenas gotas de conhecimento, acrescentando informações básicas ao dia a dia dos dentistas.

Aproveite a quantidade de Viralização das redes sociais e coloque essas dicas sobre algo com imagens interessantes, que despertem a curiosidade e chamem a atenção para o seu conteúdo.

Aposte nos posts patrocinados

Para permitir maior visibilidade às suas publicações nas redes sociais, é possível conferir um pouco de capital para patrocinar postagens essenciais, levando suas mensagens para cada vez mais dentistas.

Além do mais, um benefício do marketing pelas redes é a segmentação do seu público-alvo. Isto significa que, ao adotar os posts patrocinados, você pode definir para que tipo de usuário eles serão publicados.

Nesse caso, tenha em mente que todo dentista internauta é um cliente em potencial, por causa disso, segmente seus posts por região, visando alcançar indivíduos que faz parte do seu interesse e que se encontra nas redondezas do seu laboratório.

Mantenha suas páginas atualizadas

Vários profissionais pensam que basta fazer um perfil nas redes social e tudo certo. Porém, isto não é o bastante: é necessário também exercer interação e mostrar ao público que você está presente na internet.

Para isto, mantenha atualizações constantes (você pode determinar uma frequência diária ou semanal, dependendo da quantidade de seguidores do seu perfil) e crie possibilidades para que os dentistas interajam com você, fazendo perguntas ou comentários sobre os posts realizados.

Integre vários recursos

Para reforçar também mais a divulgação dos seus serviços de laboratório de prótese nas redes sociais, é imprescindível manter mais canais de comunicação com o seu público, como site, blog corporativo e newsletter.

Com somente estes 3 recursos aliados às redes sociais, você potencializa o seu marketing e constrói uma reputação sólida dentro e fora da internet.

Seu perfil profissional já está nas redes sociais? Ficou alguma duvida sobre como espalhar seu trabalho nesse meio? Compartilhe conosco nos comentários!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.