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Por que o engajamento de funcionários é importante para o laboratório de prótese? A resposta é simples. Sem funcionários comprometidos com o negócio, o laboratório de prótese não alcançará suas metas e objetivos. Perderá espaço para empresas mais competitivas, que possuem competência na gestão de pessoas.

É papel do gestor da empresa mostrar a importância de cada funcionário para o desenvolvimento dos negócios. O engajamento de funcionários fortalece a gestão do laboratório de prótese. Veja alguns fatores que ajudam a manter o ambiente de trabalho mais produtivo e estimulam o engajamento:

Seja o exemplo

Engajar os funcionários é mais fácil quando o grupo reconhece a competência profissional e a liderança do gestor. O dirigente que, no dia a dia, demonstra, na prática, qualificação e experiência para conduzir o negócio e valoriza o time de colaboradores, torna-se um modelo inspirador. Mostre coerência com a política da empresa e a importância de cada funcionário para o sucesso do empreendimento para incentivar o engajamento de todos.

Valorize a participação

Quando estiver diante de um problema ou desafio para o negócio, reúna a equipe, pelo menos os líderes de cada setor, e busque soluções em conjunto. Sabe aquele ditado popular que diz: “duas cabeças pensam melhor que uma”? Então, abra espaço para ideias, sugestões, experiências que os colaboradores trouxeram de outras empresas, conhecimento científico ou técnico. Desperte os talentos de cada funcionário.

Benefícios e vantagens

Analise o planejamento estratégico da empresa e a situação financeira para viabilizar o plano de carreira e um pacote de benefícios e vantagens aos funcionários. O salário, claro, deve ser compatível com o mercado, mas é sempre bom definir uma política mais vantajosa para reter os talentos da empresa. Isto traz motivação ao time. Quando o funcionário vislumbra oportunidades de crescimento na empresa, o engajamento é natural.

Formação de lideranças

É importante criar programas de atualização profissional e treinamento de liderança. Líderes são pessoas estratégicas para a gestão dos negócios, pois mantém as equipes unidas e motivadas.

Trabalho em equipe

Cada funcionário é uma peça importante para o funcionamento do negócio. Caso contrário, não seriam necessários, não é mesmo? Portanto, valorizar o grupo e desenvolver ações de integração fortalecem o espírito de equipe. Quando os funcionários são conscientes de que formam uma equipe, é mais fácil dirigi-la.

Reconhecimento e recompensa

É fundamental reconhecer os talentos e recompensar funcionários mais dedicados, que são proativos, sabem encontrar soluções para os problemas do setor, apresentam ideias criativas para o desenvolvimento do negócio. Se um funcionário é designado para uma tarefa especial, mostre-lhe a importância do trabalho que realizará para o futuro da empresa, e recompense-o pelos resultados.

Feedback ao time

Reconhecer o esforço e os resultados do trabalho realizado por um funcionário ou pela equipe é importante. Da mesma forma, é necessário monitorar o trabalho para identificar problemas que possam ser corrigidos a tempo. Em qualquer situação, o feedback é necessário. As pessoas precisam saber se está na direção certa. Elogiar o trabalho ou expor uma crítica de maneira construtiva, com significado de desafio a ser superado, é salutar para o engajamento do grupo.

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Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.