Para vender o produto ou serviço do seu laboratório de prótese dentária, você precisa agendar uma reunião com o cliente em potencial. Inúmeras ligações são feitas por dia e as respostas são: “não tenho tempo” ou “envie as informações por e-mail”.

Para conquistar um horário na agenda do dentista, é necessário adotar uma abordagem planejada e proativa. Neste texto, foram selecionados 7 passos importantes para você obter uma reunião de negócios. Não deixe de conferir!

1. Crie um script de atendimento

Em uma chamada de prospecção, estar seguro de todas as suas falas transmitirá mais credibilidade para o dentista.

A eficácia do roteiro é melhor quando se escolhe a abordagem correta para a persona de cliente do seu negócio. Para criar um bom script, sempre esteja atento às dores e desejos do seu potencial comprador.

Elabore um roteiro com perguntas investigativas e benefícios:

  • apresente-se e fale nome da sua empresa;
  • comece com uma introdução amigável;
  • reconheça que a pessoa está ocupada;
  • explique o propósito do contato;
  • foque nos pontos fortes;
  • faça perguntas;
  • considere as objeções e encontre argumentos;
  • seja natural, não saia lendo o script como se estivesse conversando com uma máquina.

2. Tenha um plano de nutrição

Pense no que você precisa fazer para criar valor para os clientes. É preciso elaborar um plano de comunicação para nutrir e fortalecer esse contato. Tenha em mente:

  • Quantas vezes você vai ligar?
  • Quantas vezes eles receberão algo do seu laboratório?
  • Qual valor você vai oferecer?
  • Quais ações aumentam o nível de confiança?
  • O que os dentistas pensam sobre a sua empresa?

O cultivo consistente desse relacionamento com o dentista abrirá maiores oportunidades de negócio para você ao longo do tempo. Ações de nutrição provam para o cliente que a empresa está realmente interessada em trabalhar com ele.

3. Defina metas para o laboratório de prótese dentária

Para melhorar os resultados de prospecção do seu negócio, é necessário que você reserve todos os dias tempo e energia.

Determine prazos e objetivos reais para as suas ações. Elabore a meta mensal e divida-a em: quinzenal, semanal e diária. Com números menores, a sua autoconfiança cresce após cada conquista, e você não desanima durante o processo.

4. Registre e acompanhe todos os resultados

O monitoramento preciso é fator fundamental quando o assunto é eficácia. Se possível, invista em um bom CRM. Entretanto, se essa opção não estiver ao seu alcance, você pode elaborar uma planilha no Excel:

  • “nome dos clientes em potencial” na primeira coluna;
  • “data do contato” na segunda coluna;
  • “observações” na terceira;
  • “últimos resultados” na quarta.

Lembre-se de preencher com cores diferentes aquelas células que precisam de retorno do contato. É comum que muitos clientes solicitem que você ligue em x dias. Com o apontamento das suas ações, você retorna no dia marcado e conquista a confiança das pessoas.

Manter os registros do ciclo de prospecção é essencial para acompanhar os próximos passos da jornada do cliente, isso aumenta as chances do seu laboratório estar presente na hora e lugar certos para fechar negócio.

5. Aprenda e teste novos métodos de prospecção

Se comprometa a participar de cursos pelo menos uma vez no mês ou reserve alguns minutos por dia para estudar sobre o assunto. Você também pode usar o feedback dos clientes em potencial para criar o seu próprio método.

Mensure o resultado de todas as suas ações e concentre-se na abordagem que oferece maior retorno do seu investimento de tempo.

6. Não apresse o processo de venda

Antes de vender, é importante que você se concentre na construção de um relacionamento. Quando a primeira comunicação acontece em tom de venda, é muito provável que você receba um não.

Crie uma ponte de confiança entre o seu laboratório e o dentista e, só depois, coloque as técnicas de venda em prática.

7. Seja persistente e paciente

Com telefonemas suficientes e perseverança, você definirá compromissos e fechará negócios. Reconheça a importância desses resultados para o seu laboratório e aprimore a habilidade de comunicação com clientes.

Neste texto, você aprendeu como garantir uma reunião de vendas com o seu cliente em potencial. Para conseguir um horário na agenda do dentista, é preciso aprimorar a capacidade de prospecção. Siga essas etapas e melhore os resultados do seu laboratório de prótese dentária. Se você gostou deste post, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.