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Em tempos de crise econômica no país, é preciso ser inteligente e criativo para conseguir fazer com que o seu laboratório de prótese se destaque em relação à concorrência.

Por isso mesmo, é essencial saber montar uma estratégia de venda campeã para o seu negócio, pois, do contrário, pode ser que as empresas concorrentes lucrem mais do que a sua.

Mas, você sabe como elaborar o melhor plano de negócios para o seu laboratório?

Não há como elaborar uma estratégia campeã de vendas se você não conhece bem o seu próprio laboratório de prótese.

Dessa forma, é preciso fazer uma espécie de “raio X” do seu negócio antes de desenvolver a solução ideal para obter maior lucratividade.

Faça planilhas, balanços e anotações sobre a sua empresa, de forma que todos os dados sobre o empreendimento fiquem acessíveis e possam ser consultados com facilidade por você.

Elaborando uma estratégia de venda campeã
Depois de fazer uma radiografia sobre o seu laboratório de próteses, é preciso que utilize essas informações para:

#1 Identificar o público-alvo

O público-alvo é composto pelos clientes que mais têm chances de comprar no seu negócio.

Por isso, é preciso que você, protético, tenha em mente quem são essas pessoas, quais são suas preferências e por quais soluções buscam.

Afinal, é dessa forma que você pode desenvolver os produtos e soluções que atendem à demanda de seus clientes. Em primeiro lugar, conheça-os!

#2 Ter foco no atendimento

Após a identificação do público-alvo e suas preferências, é essencial que você, protético, tenha foco especial no atendimento, haja vista que nessa etapa você já identificou quais são os gostos dos seus clientes e o que eles esperam de um laboratório de prótese.

Isso significa que se você notou, por exemplo, que sua empresa atende pessoas das classes C e D, deve elaborar soluções específicas para esse público.

#3 Mostrar que o seu laboratório é qualificado

Mostrar aos clientes que o seu laboratório de prótese é qualificado e está preparado para proporcionar as melhores soluções do mercado ainda é a melhor forma de driblar a concorrência.

Portanto, invista em cursos na área, em produtos inovadores, boas marcas e produtos que realmente tenham uma boa aceitação do seu público-alvo.

#4 Ser mais organizado e planejado

Boa parte das micro e pequenas empresas acabam fechando suas portas antes de completar 2 anos de vida porque, na maioria absoluta dos casos, o empreendedor não teve a organização e planejamento que o seu negócio demanda.

No caso do laboratório de prótese, é essencial que o protético, ou o gestor, tenha essas duas características. Para isso, é possível contar com softwares e programas que podem auxiliar na gestão da empresa.

#5 Buscar a fidelização

Sem dúvidas, o maior objetivo de um laboratório de próteses que tem como meta o aumento da lucratividade é conseguir a fidelização dos clientes.

Dessa forma, você deve utilizar todas as informações que tem, como as preferências do público alvo, os aspectos técnicos dos seus produtos e os dados financeiros da empresa, entre outras, para elaborar as estratégias de fidelização, como: descontos especiais para quem compra mais de uma vez, cartão-fidelidade, brindes etc.

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Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.