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O marketing é uma estratégia utilizada pelos mais diversos setores, tendo como objetivo principal atrair mais público, ou ainda, mais clientes. Com o passar do tempo e com os surgimentos tecnológicos, o marketing também foi aperfeiçoado, se adequando às novas condições oferecidas. Desde então, marketing e tecnologia caminham de mãos dadas, sendo a tecnologia um importante aliado para a captação de clientes.

Engana-se quem pensa que apenas as estratégias de marketing externo são beneficiados com os avanços tecnológicos, sendo que o marketing interno, que é aquele realizado dentro da própria empresa, também se utiliza da tecnologia para potencializar seus resultados.

Mas, afinal, como utilizar a tecnologia para potencializar o marketing interno do seu laboratório de prótese dentária e conseguir atrair mais clientes? Se você ainda tem dúvidas ou ainda não acredita que isso é possível, veja as dicas a seguir e saiba como você pode usufruir essa ferramenta para o seu laboratório.

#1 Ser gentil com seus clientes

mas o que isso tem a ver com tecnologia? Realmente, essa estratégia não tem nada de tecnológico, mas é o primeiro e mais importante passo para conquistar seus clientes, afinal, de nada adianta querer inovar tanto se o seu laboratório não oferece um bom tratamento para o seu público, no caso, dentistas ou clínicas odontológicas.

#2 Planejamento online

as próteses dentárias são produtos que precisam ser planejadas, certo? Portanto, para evitar que os seus clientes precisem ir com tanta frequência ao seu laboratório, você pode utilizar um sistema de atendimento online, no qual é feito o planejamento e esclarecimento de todas as dúvidas sobre os produtos. Assim, você acaba facilitando a vida dos dentistas que trabalham com as suas próteses e também otimizando a sua própria rotina, economizando tempo de atendimento.

#3 Produtos de qualidade

use a tecnologia a favor dos seus produtos, que é o principal. Investir em novos aparelhos e novos técnicas, além de facilitar o seu trabalho, é também um grande potencial para você atrair os seus clientes e deixá-los satisfeitos com a qualidade das próteses fabricadas pelo seu laboratório. Lembre-se que a concorrência está sempre de olho e esperando apenas um deslize para captar os clientes do seu laboratório.

#5 Serviço de lembretes

outra estratégia de marketing interno que você pode utilizar em seu laboratório é o serviço de lembrete aos clientes. Você pode enviar e-mail, mensagem de texto, WhatsApp, ou até fazer um telefonema para lembrá-lo das datas e horários de entrega das próteses. Além disso, você também pode enviar mensagens em datas comemorativas, pois isso fará com que o seu cliente dentista se sinta lembrado, e assim, ele também lembrará de você quando precisar de serviços que o seu laboratório oferece.

Essas são algumas estratégias de como utilizar a tecnologia para o marketing interno em seu laboratório. Todas elas são de fácil realização e possuem um custo baixo de investimento, mas podem der o potencial para que seu estabelecimento aumente o número de clientes, além de fidelizar os que já compram com você.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.