Conquistar e manter um bom relacionamento com seus clientes não é uma tarefa fácil. Para isso, é necessário ler, estudar, realizar treinamentos e praticar a empatia.

Empatia é tentar entender os pensamentos e as necessidades de outra pessoa. Essa característica é essencial para realizar um bom atendimento ao consumidor de qualquer empresa e pode criar uma relação de confiança indestrutível.

Se isso é tão importante e traz resultados tão bons, por que muitas empresas não conseguem colocar em prática?

A resposta é simples: muitos profissionais ficam tão preocupados em vender seus produtos e serviços que não conseguem sequer entender aquilo que o cliente quer.

Acreditamos que você está aqui porque deseja criar uma cultura de valorização dos seus clientes. Fique atento às nossas dicas para não errar nunca mais.

Ouça atentamente ao seu cliente

Quando um dentista procurar seu laboratório, preste atenção no que ele diz e no que não diz. Se necessário, faça perguntas e anote as respostas.

Muitas vezes o cliente ainda não conseguiu identificar qual é o seu verdadeiro problema e um profissional especialista como você poderá ajudá-lo nisso. Antes de pensar em vender, você deve pensar na melhor forma de resolver o problema do seu cliente.

Considere a necessidade do comprador

Depois de identificar a real necessidade do comprador, ofereça a ele exatamente o que vai solucionar o problema e deixá-lo satisfeito.

Muitos laboratórios caem na armadilha de oferecer produtos mais caros e mais complexos do que os dentistas realmente precisam. Num primeiro momento, essa ação pode parecer o melhor para o laboratório e alavancar o faturamento.

Não se engane! Oferecer exatamente o que o dentista precisa é sempre o melhor negócio. Você vai garantir que aquele cliente confie no seu trabalho, saia satisfeita e volte sempre até você.

Não deixe seu cliente esperar demais

Otimize seus processos para que o seu cliente receba o trabalho que quer o mais rápido possível. Procure ferramentas, cursos, livros, palestras e outras informações que tornem seu trabalho mais eficiente.

Fique atento aos prazos: a pontualidade é uma das melhores formas de demonstrar respeito aos seus clientes.

Quando um dentista procura um laboratório de prótese dentária ele quer receber os casos o mais rápido possível. Lembre-se: o paciente dele está ansioso para voltar a sorrir. Não o faça esperar mais do que o necessário.

Treine regularmente seus funcionários

Todos os funcionários devem reproduzir os valores do laboratório. Para isso, garanta que seus colabores entendam suas partes nos processos da empresa e tenham vontade de executá-las da melhor forma possível.

Mostre a importância do trabalho de recepcionistas, técnicos de próteses dentárias e profissionais da limpeza no resultado final do trabalho. Todos devem agir com a intenção de entregar o melhor resultado aos clientes.

Preste atenção aos detalhes

Se você quiser oferecer excelência, não pode trabalhar no piloto automático. Manter-se atento aos detalhes é essencial para que o cliente se sinta valorizado.

Oferecer facilidades e momentos de conforto e bem-estar são armas poderosas na conquista de clientes. A Disney é um excelente exemplo sobre a importância dos detalhes. Você irá se surpreender com os resultados de pequenas ações.

Só prometa prazos de entregas que você pode cumprir

Sempre que você for oferecer um trabalho ao seu cliente, deixe-o saber o que você pode e o que não pode fazer. O dentista que se sente enganado por um laboratório nunca volta a fazer negócios com ele.

Destaque as qualidades dos materiais que você usa e mostre a vantagens das suas técnicas sem esconder possíveis pontos negativos. Lembre-se sempre de colocar prazos reais para não realizar entregas com atrasos.

Os dentistas devem ter todas as informações necessárias para escolher o laboratório e permanecer contente com o que escolheu.

Seguindo essas dicas e oferecendo produtos e serviços de qualidade seus clientes estarão sempre satisfeitos. Não se esqueça: a satisfação dos seus clientes é a melhor aliada que sua empresa pode ter. Coloque todas essas ações em prática ainda hoje e volte para contar a nós quais foram os resultados. Não temos dúvidas de que seu laboratório será transformada com essas ações.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.