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Você sabe como o uso de e-mail pode ser útil ao laboratório de prótese? O e-mail é uma forma de comunicação eficiente e econômica. Mas não vale disparar um monte de mensagens, sem técnica, e acabar na caixa de spam ou passar despercebido na caixa de entrada do destinatário. Neste post, saiba mais sobre como o uso de e-mail pode ampliar o network e o marketing do laboratório de prótese.

Algumas empresas ainda utilizam o e-mail 1.0 para encaminhar ao mailing informações institucionais, ofertas de produtos e serviços. Mas o e-mail marketing evoluiu para o formato 2.0, priorizando a personalização de conteúdo e a segmentação de público-alvo para aumentar as taxas de conversão e engajamento. O e-mail 2.0 é o formato ideal para ações de marketing em um laboratório de prótese.

A sua eficiência pode ser medida pela taxa de conversão, ou seja, a quantidade de destinatários que abriram o conteúdo e a quantidade de cliques em texto âncora que direcionam o usuário ao site do laboratório de prótese.

  • Remetente: inclua o nome do laboratório de prótese.
  • Assunto: neste campo escolha a informação principal, que desperte o interesse do destinatário.
  • Conteúdo: use linguagem clara e objetiva para redigir a mensagem. Foque no assunto principal para não prolongar a leitura. Use um editor de texto para revisar ortografia e gramática e revise o conteúdo antes de enviar a mensagem (mandar outro e-mail para retificar o anterior mostra desatenção).
  • Assinatura: padronize a assinatura, incluindo, além do nome completo, telefones de contato.
  • Não compre mailing: não compre lista de e-mails para realizar sua campanha de marketing digital; amplie a base de contatos atualizando o banco de clientes do laboratório e através de formulário disponível no site da empresa.
  • Segmentação: a partir de seu próprio banco de dados é possível direcionar mensagens a públicos específicos. Por exemplo: você não vai encaminhar o lançamento de um produto de última geração a um cliente que trabalha com serviços mais populares ou que não está interessado em próteses (esse é o problema de quem compra lista de e-mails).
  • Responda rápido: como o uso de e-mail é para estabelecer mais um canal de comunicação com os clientes, é fundamental criar uma resposta automática, confirmando o recebimento da mensagem e procurando respondê-la o mais breve possível.

Não transforme o e-mail do laboratório de prótese em spam

Correios eletrônicos tem filtro anti-spam para identificar conteúdo infectado por vírus. Você já percebeu isso, não é? Ao criar o conteúdo do e-mail, não use fontes grandes ou muito pequenas, caracteres incomuns, imagem sem conteúdo, muita cor, nem termos como “grátis” ou “compre agora”, por exemplo.

No primeiro contato com o cliente, envie uma mensagem de boas vindas ou agradecendo a preferência e informações institucionais (resumidas) sobre a empresa. Não use conteúdo publicitário no primeiro contato. Mostre uma imagem profissional e respeitosa com o público.

O principal meio de acesso à web são os dispositivos móveis, como smartphone e tablet. Por isso, o formato do e-mail marketing deve ser adequado para abertura nesses equipamentos. Mensagens curtas e objetivas, imagens de qualidade e CTA (call to action, em inglês, chamada para ação) estratégica deixam o e-mail marketing mais atraente.

Faça chamada para ação

O e-mail marketing do laboratório de prótese deve incluir CTA, que são chamadas para ações. São aquelas áreas clicáveis, que direcionam o leitor para um conteúdo externo como, por exemplo, o site da empresa ou a landing page. O número de clique mostra o interesse do destinatário.

Avalie os resultados das suas campanhas

Para avaliar se o e-mail marketing está surtindo efeito considere as seguintes métricas: taxa de abertura de e-mails, taxa de conversão (cliques), compartilhamento de conteúdo, número de assinaturas canceladas, quantidade de mensagens marcadas como spam e bouncebacks (erros de envio). E, claro, o aumento da base de clientes. Com estas informações é possível analisar como o uso de e-mail está influenciando no desempenho do negócio e no relacionamento com os clientes.

Entendeu como o uso de e-mail pode ajudar a divulgar o negócio e prospectar clientes?

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Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.