Qualificar o atendimento é essencial para que o seu laboratório de prótese dentária construa um relacionamento confiável com o cliente. Em tempos de crise, alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, um mau atendimento pode ser determinante para a perda de potenciais compradores. Não basta oferecer bom produto e preço competitivo, é indispensável atingir um alto nível de relacionamento com o seu público.

Com a abordagem correta, é possível fidelizar e atrair novos clientes. Continue a leitura e conheça 6 dicas de atendimento.

1. Procure entender as necessidades dos clientes

Quanto mais conhecimento você tem sobre o tipo de suporte que o cliente precisa, mais efetivo será o atendimento. Ao iniciar um contato, é importante:

  • não falar de forma excessiva sobre preços e prazos;
  • manter a cordialidade e disponibilidade para ouvir;
  • abrir espaço para que o cliente faça perguntas;
  • analisar quais são as expectativas;
  • perceber o que ele valoriza.

Com essas informações, é possível alinhar o atendimento de acordo com a demanda do cliente.

2. Mantenha clareza no atendimento

É de extrema importância manter transparência a respeito do trabalho e formas de pagamento. Seja sincero, prometa somente o que você pode cumprir. Quando não for possível entregar o que o cliente procura, fale a verdade. Quando falhar, admita os erros. Com essa atitude, o laboratório estabelece uma relação de confiança com o dentista.

3. Não fale mal dos concorrentes

Falar mal da concorrência é péssimo para a imagem do seu laboratório de prótese dentária. Esse comportamento é visto como insegurança e ausência de ética profissional. Não foque nas fraquezas do concorrente, procure ressaltar as soluções do seu trabalho e evidenciar os pontos fortes.

4. Ofereça um atendimento ágil          

Disponibilize canais que facilitem o contato entre o público e a sua empresa. Esteja presente nas redes sociais, pesquise e descubra onde a sua audiência está. A comunicação precisa ser dinâmica e, quando a solução não for possível no momento do atendimento, estabeleça data e hora para o seu retorno, não adianta criar um meio de interação e deixar o cliente sem respostas.

5. Crie mecanismos para o feedback               

Para descobrir se a experiência do seu cliente com a empresa foi satisfatória, crie uma maneira simples para receber feedback. Após um atendimento, envie um e-mail, inclua um formulário de feedback junto a cada trabalho finalizado ou faça uma pesquisa telefônica. Isso mostra o interesse do seu laboratório pela satisfação do cliente.

6. Mantenha contato com os clientes

O atendimento não termina após a conclusão de um trabalho. O pós-venda eficaz oferece a possibilidade de fidelização e, a melhor propaganda, a indicação.

Para nutrir essa comunicação, você pode aproveitar os dados fornecidos na hora do cadastro do cliente:

  • no dia do aniversário, presentear o cliente com um vale-desconto;
  • oferecer desconto para X reais em compras;
  • entregar conteúdos relevantes;
  • criar programas de fidelidade.

Neste texto, você aprendeu o que é necessário para qualificar o atendimento do seu laboratório de prótese dentária. Treine sua equipe com o objetivo de garantir uma comunicação eficiente e adequada. A interação com o laboratório é um dos pontos de maior relevância na memória do dentista. Você gostou das dicas sobre atendimento? Conhece outras técnicas? Então deixe seu comentário e compartilhe as suas ideias sobre o assunto!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.