O e-mail marketing continua sendo um dos canais mais eficazes para a comunicação personalizada com o público. Entretanto, para que que você expanda a sua base de clientes, é importante otimizar essa ferramenta.

Você precisa saber que o e-mail usado de maneira isolada pode não apresentar os resultados desejados. É necessário que esse mecanismo seja bem estruturado e localizado dentro da estratégia principal de marketing e vendas.

Quais os primeiros passos para usar o e-mail marketing?  Continue a leitura para aprender o que você deve fazer para começar a usar esse mecanismo de comunicação agora!

Colete e-mails

Você precisa de uma lista de contatos para começar a distribuir o seu conteúdo. Porém, é necessário estar atento a alguns princípios para que a sua lista seja formada por pessoas que desejam manter contato com o seu laboratório:

  • nunca compre listas: o e-mail deve ser fornecido pelo dono;
  • produza conteúdos relevantes para o público-alvo do seu negócio;
  • crie uma landing page: são páginas de captura que transformam o visitante do seu blog em lead;
  • crie conteúdos bloqueados, como e-books, cursos, webinars, isso gera um motivo para a pessoa fornecer o e-mail;
  • exporte os contatos do linkedIn;
  • crie uma pesquisa;
  • instale pop-ups;
  • diminua o tempo de carregamento do seu site;
  • inclua botões de compartilhamento nos seus e-mails.

Segmente a sua lista

Listas de e-mail direcionadas são uma das mais poderosas estratégias de marketing para o seu negócio. Em vez de enviar o mesmo e-mail para todos os seus leads, considere segmentar a sua lista em grupos relativamente homogêneos.

Obtenha informações-chave quando um visitante se converter em lead. Use campos específicos em formulários de inscrição para qualificar e segmentar a sua base.

Você pode considerar, por exemplo, separar os seus destinatários em grupos que possam estar interessados em produtos específicos.

Crie e-mails interessantes

O centro de toda a estratégia está no conteúdo da mensagem. Os seus leads, provavelmente, recebem vários e-mails por dia, e você precisa se destacar. Para isso, é necessário:

  • título atraente;
  • conteúdo de acordo com o título;
  • informação certa para a pessoa certa;
  • personalização: nome do destinatário;
  • não enviar mensagens enormes;
  • lembrar seus leads o motivo e onde eles se cadastraram;
  • sempre oferecer a opção de descadastrar em todas as suas mensagens.

Automatize seu fluxo de nutrição

Utilize uma plataforma para que você não dependa de e-mails individuais para alcançar o seu público. Crie um fluxo automatizado de orientação de leads que envia os e-mails para um alto volume de pessoas.

Configure o disparo desses e-mails para sair em intervalos regulares e faça testes para encontrar a frequência ideal, não esqueça de segmentar os seus disparos.

Para que essa estratégia alcance resultados satisfatórios, é importante conduzir o contato durante a jornada de compra.

Se é a primeira vez que você trabalha com e-mail marketing, é essencial encontrar um software que realize os disparos para um alto número de pessoas.

Especialistas indicam o Mailchimp para iniciantes. É possível encontrá-lo na versão gratuita, e a sua utilização é bem intuitiva. Além dessa plataforma, existem outras como: RD Station e Hubspot.

Encontre o CRM correto

Com as dicas apresentadas até aqui, você adquiriu coordenadas para inserir o e-mail marketing na estratégia promocional do seu laboratório de prótese dentária.

Entretanto, é necessário construir uma estrutura de e-mail consistente e confiável. Procure um bom CRM, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente

O CRM é uma ferramenta que armazena dados como: nome, endereço, telefone dos usuários. Esse mecanismo também permite que você exporte lista de contatos e registre dados sobre o cliente.  O sistema organiza e apresenta informações como: histórico de compras, canais de interação mais usados.

Um bom CRM permite a visão ampliada da estratégia do seu negócio, o que possibilita oferecer algo interessante para o lead.

O seu CRM precisa oferecer integração com os outros sistemas que o seu laboratório utiliza. Ele facilitará, por exemplo, a segmentação da sua lista de contatos.

Agora, você conhece as ferramentas para integrar o e-mail na estratégia de marketing e vendas do seu laboratório de prótese dentária. Lembre-se de manter o foco na resolução de problemas e necessidades do seu lead. Gostou das dicas? Precisa de mais informações sobre o assunto? Então leia agora mesmo o texto “Como o uso do e-mail facilita o contato com o cliente e marketing do seu laboratório de prótese”.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.