Para que o seu laboratório de prótese dentária alcance um público maior de dentistas, é necessário o uso de campanhas inteligentes em todas as etapas da jornada do cliente.

O processo de tomada de decisão do consumidor passa por, basicamente, três etapas:

  1. Consciência
  2. Consideração
  3. Decisão

Cada fase exigirá uma nova abordagem. As impressões acumuladas que um dentista adquire sobre o seu laboratório moldarão o conjunto de considerações iniciais e, consequentemente, influenciarão na decisão de compra.

Quando você planeja esse caminho, é possível direcionar de maneira eficiente os gastos e mensagens. O alcance será no lugar e hora exatos. Continue a leitura, aprenda como mapear essa jornada e conheça uma metodologia para aplicar. Confira!

Como mapear a jornada do cliente

É essencial que você compreenda que esse caminho não deve ser representado de forma linear. Identificar a posição da persona dentro desse processo será fundamental para a reestruturação dos pontos de contato e alinhamento das metas.

1.  Entenda os objetivos

Após criar a persona de cliente ideal para o seu laboratório, é interessante que você identifique as expectativas por trás de cada contato.

Para fazer essa investigação, use o feedback de pessoas que interagiram com o seu laboratório. Faça perguntas, como:

  • Como você conheceu a nossa empresa?
  • Quanto tempo você costuma gastar em nosso site?
  • Como podemos ajudar na resolução do seu problema?

Com esses dados, você poderá analisar, por exemplo, se o visitante está: procurando opções diferentes de serviços, fazendo pesquisa de preços, buscando informações sobre o produto ou examinando se a sua empresa é confiável.

2. Identifique os pontos de contato

O ponto de contato é todo lugar de interação entre você e o cliente antes, durante e depois de fechar negócio. Liste todos esses mecanismos de comunicação para obter mais informações sobre as ações dos seus visitantes, leads e compradores.

Use o Google Analytics para entender o comportamento das pessoas que acessam o seu site. Com essa ferramenta, é possível identificar o caminho percorrido durante a visita, localizar pontos de desistência ou problemas relacionados ao tráfego que precisam ser solucionados.

3. Localize os problemas

Organize todos os dados recolhidos e identifique possíveis pontos que possam ser ineficazes para jornada do cliente. Analise questões, como: se o seu laboratório está contribuindo para o alcance do objetivo do dentista, quais são as principais áreas de frustração e a taxa de cancelamento.

4.  Faça ajustes

Após examinar todas as informações, você poderá alterar itens para que o seu laboratório de prótese dentária alcance as metas. Pense nos quesitos descritos pela sua audiência para fazer as modificações.

Revise constantemente o mapa de jornada para melhorar sempre mais a experiência do cliente. A otimização realizada nos pontos de contato com o cliente gera oportunidades de conversão.

Como desenvolver a jornada do cliente

Cada etapa da jornada de compra exige um nível de interação adequada. Oferecer conteúdo relevante e de qualidade é uma excelente forma de conectar-se com o seu público, trazer visibilidade para a sua empresa, converter e qualificar leads.

Neste texto, apresentaremos a metodologia usada no Marketing de Atração, mais conhecido como Inbound Marketing, para que você conduza esse percurso de forma eficaz.

1. Transforme desconhecidos em visitantes

O primeiro passo para atrair a persona do seu laboratório é investir em pesquisa de palavras-chave. Descubra quais são as necessidades do público que você deseja atrair. Divulgue esse material por meio de vídeos, blog posts e redes sociais.  

2. Converta visitantes em leads 

Nessa etapa, o visitante ainda está distante do pensamento de compra. O objetivo é convertê-lo em lead. Ofereça conteúdo com uma barreira de consumo. Para isso, disponibilize algo realmente útil, a fim de que a pessoa ofereça o e-mail em troca do material.

Crie interação por meio de formulários e landing pages. Com essas informações recolhidas, será possível montar a sua base de clientes.

3. Transforme leads em clientes

Nesse estágio, os leads estão pensando na possibilidade de compra. É o momento de redobrar a atenção. Uma excelente estratégia é investir em webinars, apresentar os cases de sucesso, direcionar para o seu site e apresentar detalhes do seu produto ou serviço.

4. Transforme clientes em divulgadores

O trabalho com o cliente não termina após o fechamento de uma venda. Encantar o dentista impacta diretamente nos resultados do seu laboratório. Torne-os especiais e conquiste fidelização e indicações para a sua empresa.

Você pode enviar ofertas de produtos personalizados, boletins informativos ou promover interações nas redes sociais.

À medida que os dentistas avançam pelas etapas da jornada do cliente, é preciso compreender que existem diferentes preocupações e interesses. Neste texto, você obteve informações para mapear esse caminho e aprendeu como direcionar de forma efetiva as interações. Se você gostou deste artigo, continue aprimorando seus conhecimentos e leia agora mesmo o texto:” Segmentação de clientes: um guia para o seu laboratório de prótese dentária”.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.