Aplicar estratégias de atração de clientes é fundamental para o crescimento do seu laboratório de prótese dentária. Caso você faça um bom trabalho, o seu negócio é amplamente conhecido e se torna referência na área de atuação. Entretanto, não adianta atrair uma grande quantidade de pessoas e não concluir nenhuma venda.

Mas o que fazer para aumentar a capacidade de venda? Como ter certeza de que os dentistas interessados serão convertidos em clientes fiéis?

Existem várias técnicas complexas de venda no mercado, mas, neste artigo, foram selecionadas 6 maneiras práticas de fechar mais vendas de forma efetiva. Confira!

1. Seja a solução

Quando você apresenta seu produto ou serviço para o dentista, é importante ter em mente que o comprador precisa estar confiante de que a seu trabalho é uma boa opção.

Para alcançar esse objetivo, foque na solução que o seu produto vai oferecer. Ouça as perguntas do cliente e responda da forma mais sincera possível.

Quanto mais ele percebe o valor da solução que aquele produto ou serviço oferece, mais segurança ele sente de que está acertando na escolha.

2. Esteja atento ao preço

Basear a sua estratégia de vendas somente no preço, é quase uma sentença de falência para o seu laboratório de prótese dentária. Sempre aparecerá algum concorrente oferecendo um preço menor do que o seu. Por outro lado, você não deve ignorar esse fator na hora de fechar uma venda.

Apresente o preço e as formas de pagamento e mostre o diferencial do seu produto. É importante gerar valor para que o seu cliente perceba que a negociação está sendo justa para ambas as partes. Ofereça preço justo e valor.

3. Use pesquisas para fechar mais vendas

Por mais que você aplique todas as técnicas de vendas existentes, a chance de 100% de fechamento de negócio não é uma probabilidade real. Porém, é possível usar uma venda perdida para aprimorar algum aspecto do seu laboratório.

Faça pesquisas e descubra o motivo do não. Além dos clientes valorizarem esse tipo de conduta da empresa, você fica ciente do que aconteceu de errado, e isso permitirá melhorar o ponto em questão.

4. Use gatilhos mentais

Além de ser honesto, oferecer valor e um bom preço, você pode recorrer aos gatilhos mentais para influenciar na decisão de compra do seu cliente. Usar esses princípios, sempre com muita integridade, pode ajudar no fechamento de vendas. Confira os mais conhecidos:

  • escassez: trabalha o “não consigo atender muitos clientes”, mencione o fornecimento limitado do produto ou fale que agora é o momento mais vantajoso para compras;
  • reciprocidade: ofereça algum material gratuito e útil para o dentista, quando chegar a hora de fechar negócio, ficará mais fácil, pois você terá criado uma ponte de confiança e retribuição;
  • validação social: prove por meio de cases de sucesso que o seu produto já resolveu o problema de outros dentistas;
  • sinceridade: mostre honestidade e conquiste mais confiança.

5. Conheça o seu produto

Não subestime o peso das informações sobre o seu produto na hora de fechar uma venda. Procure atualizar a sua equipe a respeito de todos os aspectos do produto. A falta de informações técnicas pode comprometer a visão de autoridade no setor que o cliente adquiriu sobre a sua empresa. Pesquise e sempre repasse essas informações.

Outra questão importante: quando o cliente permanece com falta de certeza, você cria uma objeção ao seu produto. A melhor forma de eliminar esse obstáculo é a redução total de dúvidas sobre o produto.

6. Aprenda constantemente

Um erro muito comum é focar apenas em uma estratégia de vendas. É importante que você tenha opções diferentes no seu atendimento, afinal, você não está lidando com máquinas.

Quando você começa um processo de vendas e percebe que aquela técnica escolhida não está funcionando, não hesite em trocá-la. Essa atitude precisa ser tomada de forma imediata. Para isso, é importante buscar sempre mais conhecimento sobre o assunto.

Neste texto, você aprendeu 6 formas práticas para fechar mais vendas. Alinhando as suas estratégias de atração com essas sugestões, as oportunidades de negócios do seu laboratório de prótese dentária serão otimizadas.    Você gostou deste texto sobre fechamento de vendas? Sim? Então compartilhe com a sua equipe e ajude seus vendedores a dominar as técnicas!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.