Estar por dentro de todas as estratégias de marketing de atração é fundamental para o crescimento do seu laboratório de prótese dentária. Entretanto, é preciso observar alguns dados para perceber a saúde do seu empreendimento. Há situações em que o valor despendido para a aquisição de novos clientes é maior que o lucro gerado.

O que fazer diante desse quadro? Continue por aqui e descubra como aproveitar a sua base de clientes para alcançar melhores resultados e promover o seu laboratório.

O que é o CAC?

Saber quanto custa para o seu laboratório gerar um cliente é essencial para perceber se a estratégia adotada está alcançando os objetivos. Basicamente, você precisa somar o custo de vendas mais o custo de marketing e dividir esse resultado pela quantidade de novos clientes.

Um CAC ou Custo de Aquisição de Novos Clientes deve ser menor que a receita. Quando o resultado é o oposto, é necessário investir em ações de fidelização e retenção.

Como a taxa de NPS pode ajudar?

Net Promoter Score ou NPS é uma métrica que tem como objetivo avaliar o crescimento do seu laboratório de prótese dentária com base no feedback dos clientes.

Com a pergunta: Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de um cliente recomendar seu laboratório a um amigo ou colega?

De acordo com as respostas, você segmenta os seus clientes em três grupos de fidelidade:

  • 0 a 6 pontos: detratores.
  • 7 a 8 pontos: neutros.
  • 9 a 10 pontos: promotores.

O NPS do seu negócio é calculado pela porcentagem de detratores subtraída pela porcentagem de promotores.

Classificação do resultado:

  • Zona de excelência: NPS entre 76 e 100.
  • Zona de qualidade: NPS entre 51 e 75.
  • Zona de aperfeiçoamento: NPS entre 1 e 50.
  • Zona crítica: NPS entre -100 e 0.

O que fazer com os resultados?

Observando os dados do NPS, é possível identificar e segmentar seus consumidores. Use as informações e crie a persona, cliente ideal, do seu negócio e qualifique o atendimento.

Os promotores são as melhores referências do seu laboratório. Eles estão falando bem do seu produto e fazendo o melhor marketing: a indicação. É importante que você otimize e incentive esse processo. Agradeça aos clientes pela lealdade.

Já os detratores, são aqueles que enfatizam a experiência negativa com o seu empreendimento, mas a boa notícia é que esse quadro pode ser revertido. Após identificar esses clientes, encontre soluções efetivas para a demanda que ocasionou essa avaliação. Ouça as reclamações e responda de maneira cordial e profissional.

O grupo dos neutros também é importante e, apesar de não ter uma interação suficiente para chegar a uma conclusão sobre o trabalho da empresa, é importante disponibilizar alta qualidade no atendimento para que eles se transformem em promotores.

Neste texto, foi possível observar que se o gasto para aquisição de clientes não está promovendo o crescimento do seu laboratório, você pode buscar respostas na taxa de NPS para melhorar a qualidade do serviço oferecido, conhecer o seu cliente e aumentar as possibilidades de divulgação do seu negócio.

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossas atualizações!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.