Receba Gratuitamente Nosso Conteúdo Em Áudio No Seu WhatsApp

E fique melhor informado sobre o desenvolvimento do seu laboratório

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!


Para o total funcionamento de uma empresa, até mesmo um laboratório de prótese dentária, com a maior eficiência possível, é necessário uma série de processos na parte financeira. Esses processos são Faturamento, arrecadação e cobrança, e tais processos se intercomunicam e dependem um do outro.

Um gestor já deve saber da importância desses processos, mas você, protético, sabe a real importância destes processos de gestão para garantir a otimização das finanças do seu laboratório de prótese? Sabe a importância de conciliar estas operações e garantir que estejam funcionando uma ao lado da outra para sua saúde financeira?

A seguir, vamos listar as maiores importâncias de cada função e o que a interação entre esses processos pode garantir.

Faturamento

O faturamento é o processamento de dados relacionados aos serviços que sua empresa fornece ao seu cliente, considerando tarifas e valores decididos pelo laboratório de prótese dentária.

É graças a este processo que se contabilizam valores, emissões de documentos fiscais, atualizações de cadastros e relatórios de desempenho, etc. Em suma, ele relaciona a prestação de serviço ao financeiro da empresa.

Com esse processo você consegue analisar melhor os gastos do seu laboratório protético, verificando gastos e arrecadações ao mesmo tempo. É o ideal para identificar onde é possível economizar com maior facilidade.

Arrecadação

A arrecadação é o relatório de todos os pagamentos efetuados pelos clientes. Além disso, com a Arrecadação também é possível analisar quanto tempo cada cliente leva para pagar, quanto de renda o laboratório de prótese pode destinar a investimentos futuros, e é possível também identificar inadimplências.

Quão mais cedo a inadimplência é identificada, mais rápido e efetivo é a solução para ela. Por isso, é muito importante manter a arrecadação sempre em dia, com os dados mais precisos possíveis.

Cobrança

Se identificadas no setor de Arrecadação, é aqui que as inadimplências são resolvidas com as estratégias de cobrança da empresa, que podem envolver a interrupção do fornecimento de próteses até que seja efetuado o pagamento, o contato direto ou até mesmo disputas judiciais.

A importância de integrar todos estes processos em um único sistema

É uma necessidade iminente que seu laboratório de prótese dentária faça a integração dos sistemas de faturamento, arrecadação e cobrança.

Os processos já naturalmente se comunicam entre si, mesmo que por muitas vezes de forma indireta, mas com a integração desses três processos em um único sistema, o gerenciamento de finanças será muito mais prático e efetivo.

O setor de faturamento então irá ser dedicado a arrecadação de dados de serviços e custo de manutenção de uma empresa, podendo ser usado para achar onde se pode economizar e onde se deve investir.

Já a arrecadação e cobrança são utilizadas em conjunto para definir os valores de serviços providos pelo laboratório protético, enquanto utiliza-se das informações do faturamento para saber onde se deve gastar mais ou menos de acordo com a necessidade e foco do laboratório de prótese dentária.

Sem falar que, enquanto estes setores caminharem lado a lado juntamente com o faturamento, é possível definir o número de parcelas, o preço do produto e eventuais descontos nas próteses, baseados no custo de sua produção e o quanto tempo leva para que o laboratório de prótese dentária as produza.

Além disso, se todos estes fatores estão alinhados, é possível segmentar o tipo de clientes que o laboratório de prótese dentária possui e definir estratégias de arrecadação e cobrança.

Como pode ser feita a integração?

A gestão e integração desses recursos pode ser feita por meio digital. Há uma diversa linha de softwares especializados para gerenciar todos esses valores das operações acima ao mesmo tempo.

Conclusão

Por fim, fica bem claro que, enquanto estes processos estiverem lado a lado, seu laboratório de prótese dentária será muito mais eficiente ao lidar com clientes e conhecer seu lado financeiro, o que é a chave para que a empresa seja bem-sucedida e possa investir em se aprimorar cada vez mais, garantindo seu lucro e a satisfação de seus clientes.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.