A comunicação está no centro da construção de relacionamentos com nossos atuais clientes e os potenciais. Uma das maneiras mais eficazes para alcançá-los é através de e-mail marketing.

Na verdade o e-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou Twitter.

Além disso, 90% dos e-mails são entregues à caixa de entrada dos destinatários, ao passo que 2% dos seus fãs vão no Facebook ver suas mensagens em seu Feed de notícias.

Não me interpretem mal, a mídia social ainda é valioso e importante para a sua estratégia global de marketing, mas e-mail é igualmente mais importante, porque permite-lhe atingir diretamente seu público-alvo com mensagens personalizadas.

Então, como você pode efetivamente se relacionar com seus prospectos e clientes através de e-mail? Nesse poste vamos discutir os tipos de e-mails seu laboratório dental ou escritório deve ser o envio:

E-mails de boas-vindas

Você tem um blog, um boletim de subscrição ou outra forma captura de e-mail no seu site? Se você respondeu sim a qualquer destas perguntas, então precisa certificar-se de enviar um e-mail de boas-vindas aos seus assinantes.

 E-mails de boas-vindas é uma ótima maneira de iniciar o relacionamento e responder as expectativa pela a qual eles se inscreveram.

Por exemplo, se eles se inscreveram para o seu boletim, em seguida, deixá-los saber que informação está incluída no boletim informativo e quantas vezes eles devem esperar para seus conteúdos.

 Ou, se tiverem inscrito em seu blog, pedir-lhes para segui-lo em mídias sociais e incluir links.

Basta lembrar, e-mails de boas-vindas precisam ser enviados em tempo hábil, de preferência imediatamente após se inscrever e não se esqueça de incluir como eles podem atualizar seu status subscrição ou sair de sua lista.

E-mails Newsletters

Embora este seja um dos e-mails mais difíceis de escrever ou de design, e-mail boletins é uma ótima maneira de envolver os atuais clientes e potenciais.

É também uma ótima maneira para o seu laboratório de prótese possa estabelecer posicionamento, incluindo, não só o conteúdo que você produz como o seu blog, mas também artigos da indústria que são relevantes para o seu público.

Algumas das informações que você pode incluir em um boletim são: lembretes de eventos, pesquisas, promoções e depoimentos de clientes, mas certifique-se de equilibrar o conteúdo.

A regra 80/20 é sempre bom seguir, 80% de conteúdo, e 20% de promocional.

Ao escrever o seu boletim de notícias, você deve manter o seu público em mente.  Se necessário, produza um boletim para cada segmento. Quanto mais você segmenta e personalizar o conteúdo, quanto maior será o seu envolvimento.

E-mails promocionais

E-mails promocionais são uma tentativa para que o destinatário tome alguma ação em torno de um novo produto, serviço, evento ou oferta especial.

Esses e-mails normalmente não têm um monte de conteúdo associado e sim uma chamada para ação principal. Enquanto você pode estar pensando ‘isso é SPAM’, que nem sempre é o caso.

Na verdade, 72% das pessoas preferem receber conteúdo promocional através de e-mail, em comparação com 17% que preferem a mídia social.

E-mails informativos

E-mails informativos são perfeitos para enviar para prospectos e clientes para que eles saibam de quaisquer notícias de produtos/serviços, atualizações ou lembretes de eventos etc…

Eles são tipicamente curtos e simples e não requerem muita ação.

E-mails educacionais ou técnicos

E-mails de ensino são uma ótima maneira para o seu laboratório prótese ou escritório para construir relacionamentos e confiança entre você e seus clientes potenciais ou clientes.

 Esses e-mails normalmente fornecem prospectos e clientes com o conhecimento que está conectado ao seu negócio como um eBook, estudo de caso ou guia de como fazer algo.

Você também pode enviar um resumo de seus artigos do blog populares ou artigos da mercado em torno de um tema central.

E-mails de agradecimento

Não negligencie o poder dos e-mails de obrigado. Esses e-mails devem ser enviados depois de um prospecto ou cliente toma alguma ação em relação a sua empresa, como por exemplo: download de um eBook ou se registrou no seu site, participou de um webinar ou evento.

Esses e-mails não só irá entregar o conteúdo pretendido direito na caixa de entrada dele, mas as pessoas muitas vezes compartilhar o conteúdo por meio do envio por e-mail.

Isto dá-lhe mais uma oportunidade para ampliar o alcance de seu conteúdo para um novo público.

O seu laboratório de prótese dentária tem utilizado estes tipos de e-mails em seu marketing? Qual tem sido sua experiência com este tipo de comunicação?


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.