Receba Gratuitamente Nosso Conteúdo Em Áudio No Seu WhatsApp

E fique melhor informado sobre o desenvolvimento do seu laboratório

 

Se você tem um laboratório de prótese, ou uma empresa que atua em qualquer setor, é importante que você saiba a importância de formalizar o seu negócio no mercado, pois são vários benefícios e vantagens ao regular o seu empreendimento.

Para o protético dono de um laboratório de prótese dentária de porte pequeno, por exemplo, a informalidade do negócio provoca prejuízos, como a falta de chance de crescer no mercado, a impossibilidade de fazer parcerias ou participar de sindicatos, entre outros.

Por outro lado, quando a empresa é formalizada, pode dispor de benefícios como o acesso ao microcrédito, estimulado pelo governo estadual e federal; não existe o risco de ser confiscada pela Receita Federal; a participação em associações de classe, além de poder ter acesso a empréstimos e financiamentos proporcionados por instituições financeiras.

Ou seja, são diversas vantagens para os empreendimentos que saem da informalidade e, dessa forma, se tornam mais competitivos no mercado.

Empresas informais tendem a não crescer

Um dos maiores benefícios ao formalizar o laboratório de prótese dentária é que, a partir do registro, a empresa tem mais chances de crescer a partir da atuação legal.

Com a formalização, o protético pode fazer com que o seu laboratório cresça enquadrando o empreendimento em programas do governo, como o Simples Nacional, que permite ao microempreendedor ter diversos benefícios para que o seu negócio cresça e se desenvolva, como acesso a crédito e isenção de Imposto de Renda.

Um laboratório de prótese dentária está impedido de crescer quando vive sob a ameaça de ser confiscado pela RF, quando não tem acesso aos programas de crédito para micro e pequenas empresas e quando não pode exigir seus direitos com a ajuda das Associações e Sindicatos, entre outros empecilhos.

Daí vem à importância de você registrar a empresa e, a partir disso, passar a contar com as ferramentas adequadas para desenvolver o negócio.

Laboratório de prótese dentária: por que formalizar?

Agora que você já viu todas as principais vantagens e benefícios de regularizar o seu laboratório de prótese dentária perante a RF, está ciente que, ao formalizar a sua micro ou pequena empresa, tem mais chances de crescer no mercado.

Dessa forma, a melhor resposta para a pergunta “por que formalizar um laboratório de prótese dentária?” é que, formalizando, esse negócio pode se expandir no segmento e dispor de estímulos, como empréstimos e financiamentos, que permitem ampliar sua lucratividade.

Formalizar o laboratório de prótese dentária é essencial para que a empresa se torne sólida e reconhecida no mercado em que atua.

Além disso, no Brasil qualquer atividade de comercialização não registrada é considerada ilegal e, quando o protético não regulariza seu negócio, portanto, corre o risco de sofrer as consequências que cabem à atividade não permitida pela RF, como o confisco dos produtos, equipamentos e multas.

Benefícios de formalizar o laboratório de prótese dentária:

• Maior chance de crescimento;

• Acesso a linhas de crédito;

• Acesso a benefícios proporcionados por programas do governo;

• Expansão do negócio em todos os aspectos;

• Lucratividade;

• Não corre o risco de ser confiscado.

Esse post sobre formalização de laboratórios de prótese foi útil para você? Envie-nos um feedback com a sua opinião, sugestão ou crítica!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.