Dr. Pedro é como vamos chama-lo. Dr. Pedro sempre mandou seus casos para um laboratório de sua confiança que entregava uma excelente qualidade aliada a um bom preço, porém, seus trabalhos nunca chegavam na hora certa.

Ele também não se sentia seguro com a fatura do fim do mês e constantemente precisava conferir. Dra. Marcela mudou de laboratório porque sentia que era extremamente mal atendida.

Dr. João tinha problemas sempre que precisava consultar detalhes do seu faturamento. Paulo é um técnico em prótese dentária excelente, mas não consegue mais clientes para seu laboratório mas quando ouve que precisa investir em comunicação e marketing ele acha a maior bobeira.

Nomes fictícios para situações que realmente acontecem.

Quantos dentistas já desistiram de trabalhar com laboratórios que, por mais que entregassem trabalhos bem feitos, que perdiam pontos em questões como atrasos nas entregas, má organização da área financeira, cobranças indevidas, falta de atendimento de qualidade, dificuldade para resolver questões importantes, e tantas outras questões que ocupariam este artigo inteiro se eu citasse todas.

Se você já ouviu alguma reclamação de algum cliente seu nessa linha, que não diz respeito à produção, você precisa reconsiderar alguns pontos.

Produção, produção, produção

Existe um grande problema em alguns laboratórios de prótese que acabam prejudicando muito a relação com os seus clientes, o que leva a prejuízos financeiros, e até a perda de clientes.

Encontramos muitos casos em que o foco do laboratório é totalmente a produção. Se a produção tem qualidade, pronto está tudo certo, mas não é bem assim que as coisas deveriam acontecer.

Esta supervalorização da produção em detrimento das demais áreas é totalmente prejudicial.

De nada adianta ter um trabalho de qualidade se você desrespeita prazos, não possui a parte financeira organizada, vai empurrando a administração com a barriga, não dá atenção aos seus clientes e nem não se preocupa com a comunicação de sue laboratório, que sim, ele precisa de uma comunicação bem planejada assim como qualquer outra empresa.

Estes pontos citados são importantíssimos e precisam acompanhar o ritmo da sua produção. Ignorar a organização financeira vai te fazer perder dinheiro.

Uma má administração não vai permitir que você desenvolva seu negócio, nem que você leve-o ao patamar que ele poderia chegar.

Não se preocupar com um bom tratamento aos seus clientes vai te fazer perde-los. E não se preocupar com a comunicação e marketing do seu laboratório de prótese, não vai te permitir conseguir novos clientes.

Não dá para focar apenas na produção. Você precisa estar atento a todas  as áreas do seu laboratório para que ele funcione de verdade.

Não permita que a boa produção mascare os outros erros e prejudique o sue negócio. Para isso, separei alguns pontos que você deveria considerar.

  1. Atente-se ao fluxo de caixa e à cobrança. Faça planilhas que te ajudarão nessa organização.
  2. Organize seus horários e datas de entrega para não deixar nada passar e acabar entregando seus trabalhos com atraso.
  3. Sempre atenda seu cliente de forma cordial e demonstre interesse em resolver os problemas dele
  4. Cuide da identidade visual do seu laboratório. Cartões, caixinhas e Ordens de Serviço personalizadas são uma boa pedida.

Vá além

Um laboratório vai muito além da produção. Entregar uma peça protética de qualidade é muito importante, mas não é tudo. Comece a considerar estes outros pontos. Valorize os outros setores.

Invista em desenvolvimento e gestão, assim você conseguirá potencializar os resultados do seu laboratório de prótese de uma forma impressionante.

Quanto mais alinhadas estiverem as áreas do laboratório, maiores serão seus resultados. Comece hoje mesmo a trabalhar visando todas as áreas e você verá a diferença que irá fazer.

Como está a realidade aí em seu laboratório? Já ouviu alguma reclamação dos seus clientes que não fosse sobre produção? Você fez alguma coisa para mudar que gostaria de dividir com a gente?

Deixe um comentário aqui em baixo contando como estão as coisas por aí!

Muito sucesso para você!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.