Receba Gratuitamente Nosso Conteúdo Em Áudio No Seu WhatsApp

E fique melhor informado sobre o desenvolvimento do seu laboratório

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!


Todo negócio é uma aventura, e como em toda aventura existem riscos nesta não é diferente. Se você resolveu se aventurar em montar um laboratório de prótese dentária, então você sabe muito bem do que eu estou falando.
O risco do seu laboratório não dar certo existe, mas as possibilidades de você ter sucesso também existem e não se preocupe, tem muita chance de dar certo!
Mas tem um detalhe, para ter sucesso você precisa aprender a driblar o fracasso e enfrentar os problemas.

Se algo parecer que não vai dar certo, corra atrás de reverter à situação porque o sucesso sempre está do outro lado do fracasso. Não desanime!
Um dos pontos principais quando você vai montar um laboratório de prótese ou qualquer outro negócio, você precisa escolher e analisar o mercado que você quer atuar.

Essa análise prévia vai te poupar muito trabalho e quem sabe, até mesmo o fracasso. É a mesma coisa de abrir um “Bacon Paradise” em um bairro de judeus.

O restaurante tem como carro-chefe produtos derivados de um animal que judeus não comem: o porco. Sem dúvidas a sua lojinha estaria fadada ao fracasso.

Para evitar a infelicidade de seu laboratório não ir para frente por uma escolha errada do ponto que vai trabalhar, faça uma análise rigorosa do mercado que você quer explorar.

Você pode ir em busca de regiões carentes da prótese. Estas regiões precisam de mão de obra, dispõe de boas oportunidades, mas também não estão livres de riscos.

 Se você optar por regiões mais carentes da prótese, de modo geral, você precisará baixar o preço e tentar compensar no fluxo de trabalho porque terá uma margem de lucro pequena.

Para te ajudar a entender melhor este mercado, separei três tipos de regiões carentes da prótese para que você possa analisá-las e decidir se gostaria ou não de explorá-las. Confira!

Regiões carentes de serviços especializados

São regiões que ainda estão em desenvolvimento, e por isso, não te trarão um grande volume de serviço.

Se este for o mercado que você pretende atingir, procure saber se não há grandes laboratórios que já atendem a região, porque os laboratórios maiores têm a possibilidade de praticar preços menores, o que pode te prejudicar.

Por isso, verifique se existirá demanda suficiente para seu laboratório.

Regiões carentes de serviços de qualidade

Nestas regiões os dentistas exigem mais qualidade, mas com um preço mais baixo. Para atingir essa região você vai precisar verificar bem seus custos para calcular bem seus preços.

Assim você evita prejuízos e analisa se terá condições de concorrer com os laboratórios que já estão instalados nessa região.

Regiões carentes de serviços de bom preço

Para vencer os concorrentes nesta região você terá que oferecer a mesma qualidade deles, porém comum preço menor. Os custos serão os mesmos, mas para ter sucesso aqui, você terá que diminuir sua margem de lucro.

Agora que você já tem uma ideia de como funcionam estas regiões carentes, você pode escolher se gostaria ou não de trabalhar nelas.

Se você optar por atingir uma destas regiões, faça uma pesquisa mais aprofundada diretamente no ponto em que você escolher para instalar o seu laboratório.

Procure saber sobre quantos clientes você pode alcançar ali e qual o perfil deles, quantos concorrentes você vai ter na região, qual é a estrutura deles, o preço praticado e a qualidade que eles entregam.

Saia da teoria. Se for entrar nesta aventura entre sabendo exatamente onde é que você vai pisar!

Gostou deste artigo? Conte para a gente o que você achou! Queremos saber sua opinião sobre estas regiões carentes da prótese.


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.