Com todas as facilidades oferecidas pela tecnologia, os consumidores estão tomando decisões de compra mais rapidamente. Para acompanhar esse comportamento, é preciso que o seu laboratório de prótese dentária encontre alternativas para atrair os dentistas durante esse processo de escolha.

É fundamental entender a maneira que o seu público pensa e se comporta para direcionar as atividades de marketing. Uma estratégia mais focada ajuda o seu negócio a reduzir os gastos e desperdícios com campanhas de pouco resultado.

Por meio da segmentação, você identifica nichos de clientes com necessidades específicas e estabelece uma comunicação mais personalizada e eficaz. Neste post, vamos falar sobre o que você precisa analisar para implementar essa estratégia. Acompanhe!

1. Crie personas

Uma persona é a descrição do seu cliente ideal. A criação desses compradores pode ajudar você a entender melhor o seu público-alvo e segmentar de maneira mais acertada estratégias de leads e vendas.

Para criar esse modelo de cliente, é preciso identificar por meio de perguntas qual a melhor maneira de abordagem. Você deve considerar questões como:

  • Qual a profissão?
  • Quais são seus hobbies?
  • Qual a idade?
  • Qual o salário?
  • Onde eles vivem?
  • Quais seus objetivos a curto e longo prazo?

2. Analise o comportamento dos clientes atuais

Você também pode trabalhar a sua base de clientes atual. Os segmentos dessa área podem ser baseados nos padrões de compra e, até mesmo, no tipo de produto que eles estão comprando.

Inclua programas especiais para clientes fiéis, cartões de garantia e formulários de pesquisa. A quantidade de informações que você pode coletar por meio desses mecanismos é enriquecedora para o seu laboratório. Com base nas respostas, o ideal é antecipar as necessidades futuras desses dentistas e oferecer soluções efetivas.

3. Faça pesquisas

A pesquisa ensina muito sobre o que você deve pensar na hora de desenvolver sua oferta. Desenvolva um instrumento de pesquisa, faça as perguntas e entenda o que fazer com os resultados.

4. Use os dados e crie categorias

Após recolher todas as informações, é a hora de dividir a sua base de clientes. Especialistas recomendam os seguintes grupos:

  • Tomadores de decisão: quem decide comprar o seu produto.
  • Psicográfico: cultura, estilo de vida, hobbies, personalidade.
  • Distribuição: local onde eles comprarão o seu produto.
  • Demográfico: idade, renda, sexo, educação.
  • Geográfico: região.

5. Aplique os 4”p’s” do marketing

Para que o seu laboratório de prótese dentária alcance bons resultados, você precisa aplicar de maneira espontânea o processo do mix de marketing:

  • Produto
  • Preço
  • Promoção
  • Praça

Projete um produto que satisfaça as necessidades do cliente, ofereça-o a um preço justo, disponibilize-o por meio de vários canais de distribuição e crie promoção e comunicação para estabelecer interesse.

No seu laboratório de prótese dentária, use a segmentação para identificar as necessidades de cada cliente e promover uma comunicação relevante. Essa estratégia se concentra na eficácia comercial: seleciona os segmentos mais valiosos para o seu laboratório. Você gostou deste texto sobre segmentação? Então não deixe de receber conteúdos exclusivos. Basta assinar a nossa newsletter!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.