Em um mercado cada vez mais disputado, é normal que até os laboratórios de prótese utilizem métodos de marketing para preservar a agenda de trabalho cheia.

Nesse contexto, conhecer os seus clientes e, especialmente, saber o que eles pensam do seu e serviços é fundamental.

É por meio de pesquisas de satisfação que você será capaz de identificar o que realmente está funcionado no seu laboratório e o que necessita ser aperfeiçoado na estratégia de atendimento do laboratório.

Porém você sabe como fazer essas pesquisas? Por isso continue lendo e descubra!

Elabore um questionário objetivo

Tempo é um ativo altamente valioso hoje em dia, e por causa disso pesquisas extensas são excessivamente cansativas e complicadas, além de gerar mais resistência por parte dos clientes.

Pensando nessa coisa, opte por formulários pequenos, com no máximo 10 perguntas de múltipla escolha. Você pode realizar este formulário em formato digital ou físico e disponibilizá-lo nos e-mails dos clientes.

Este questionário é fundamental para apreciar a experiência no pré-atendimento, as primeiras impressões dos novos clientes, ou, também colher sugestões de evoluções na estrutura de produção do laboratório.

Aborde conteúdos necessários

Os principais tópicos do questionário deverão ser o tempo de espera para a entrega do trabalho, o atendimento, a simplicidade nas orientações, qualidade, assertividade, índice de repetições.

Envie e-mails para seus clientes

Outra maneira eficiente de abordar cliente para o preenchimento do questionário é por intermédio de um e-mail. A mensagem pode então conter um link direto para a pesquisa ou as próprias questões a serem respondidas.

Este E-mail precisa ser muito simples para não consumir o tempo do cliente enquanto ele está atendendo no consultório.

Envie um Whatsapp

Do mesmo jeito que os e-mails, as mensagens no telefone celular cria um alcance muito bom, já que similarmente permitem que o cliente responda no momento em que for mais conveniente.

Nesse caso, para ser mais assertivo, você pode sugerir que o cliente responda ao Whatsapp com uma nota sobre a qualidade ou convidá-lo para acessar seu site para responder à pesquisa completa oferecendo benefícios.

Mensure os resultados

Não adianta ter em mãos as impressões e considerações dos seus clientes se você não souber o que elas significam. É através da mensuração desses resultados que será possível readequar o que não está dando certo na visão de quem faz o seu laboratório ter êxito: seus clientes.

Divulgue os resultados

Ao executar uma pesquisa, é fundamental que você dê uma resposta para o seu cliente, seja por intermédio de um agradecimento ou ainda um aviso sobre as ações que serão adotas a partir dos resultados alcançados com a pesquisa.

Isto irá mostrar que a avaliação dele é muito importante para você e para a sua equipe.

O proposito primordial ao realizar uma pesquisa de satisfação é conhecer seus clientes e avaliar os procedimentos de atendimento realizados no seu laboratório.

Tenha em mente de que clientes satisfeitos poderão indicar seus serviços a outros, aumentando o seu movimento, além de garantir sua fidelização.

Você já mensurou sobre a satisfação de seus clientes ? Já tinha pensado como isto é fundamental? Comente e continue acompanhando nosso site para mais dicas!

 


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.