Receba Gratuitamente Nosso Conteúdo Em Áudio No Seu WhatsApp

E fique melhor informado sobre o desenvolvimento do seu laboratório

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!


Quem quer ter um negócio e não quer prosperar? Podem existir outros objetivos, é claro, mas eu posso garantir que todo mundo que abre um negócio quer ver as coisas dando certo. Para isso é preciso ter visão, visão de futuro, não acha?

Até onde você quer que seu laboratório chegue? Onde você quer estar nos próximos três anos? E nos próximos cinco?

Ser um protético bem sucedido pode significar ser bom em prótese dentária ou ser um grande empreendedor. Pode ser ter bons resultados em um caso ou ter grandes resultados em um laboratório que obteve sucesso.

Qual tipo de protético bem sucedido você quer ser? Obter sucesso em seus casos ou em um empreendimento?

A prótese alcançou nos últimos anos um ritmo avançado que a faz com que, cada vez mais, os protéticos como você, que resolveram ter sucesso em um empreendimento, um laboratório empresa, precisem executar tarefas ligadas à administração e liderança. Porém, estas tarefas não podem sufocar sua produção e nem vice-versa.

Para obter esse sucesso ligado ao desenvolvimento do seu negócio (porque sim, um laboratório de prótese é um negócio de verdade e precisa ser tratado como tal), você precisa especialmente ter objetivos, porque quem não sabe o futuro que quer ter tem que aceitar o futuro que vier.

Fixe os objetivos do seu laboratório

Fixar objetivos é uma técnica extremamente poderosa no mundo dos negócios. Não serve apenas para motivar é também uma forma de planejamento estratégico.

Os objetivos irão te ajudar, a saber, onde o laboratório está, onde você quer que ele chegue e o caminho que você precisa trilhar para chegar até lá.

Ter objetivos estabelecidos vai te ajudar, a saber, o que precisa fazer para chegar onde você quer, e o contrário te fará andar em círculos e vai dificultar muito o seu desenvolvimento.

Divida os objetivos com as outras pessoas que trabalham com você

Ter objetivos bem definidos também ajudará a sua equipe a trabalhar em direção a eles. E é muito importante que toda equipe saiba para onde o laboratório está caminhando.

Está buscando mais clientes? Quer comprar uma série de equipamentos novos? Quer mudar as instalações?

Não se engane que terá uma equipe engajada com os resultados se ela não souber para onde está indo, as pessoas que trabalham com/para você não vão perceber sozinhas o que você tem almejado.

Mas, quero te fazer uma pergunta em especial: você tem tido tempo para pensar nessas metas? Isso é algo muito importante e é preciso estar atento.

Devido à sua rotina apertada no laboratório, cercada por trabalhos que têm dias exatos para serem entregues pode ser que você acabe não dedicando tempo para desenvolver o seu negócio. Você passa o dia todo trabalhando no negócio e não para o negócio.

Trabalhar No Laboratório x Trabalhar Para O Laboratório

Trabalhar no laboratório é chegar de manhã resolver algumas pequenas questões que precisam ser resolvidas e dedicar o resto do dia executando trabalhos protéticos.

No outro dia, a mesma coisa: chegar, resolver e executar seus casos, sem reservar nenhum momento para pensar em seus objetivos e avaliar seus resultados.

Isso acontece porque muitas vezes nós damos muito mais atenção para o imediato e às vezes esquecemos o que vai acontecer nos próximos dias, meses ou anos.

Trabalhar para o laboratório vai um pouco além. É bem verdade que você é um produtor e precisa trabalhar no negócio, mas não é só isso.

Além de fazer o seu trabalho como protético você precisa dedicar tempo para organizar o laboratório, traçar metas, definir seus objetivos e avaliar seus resultados.

Separe um tempo todos os dias para trabalhar nisso. Você pode estar pensando que não tem jeito, você não tem tempo para isso. Mas, basta você se organizar que conseguirá tranquilamente esse tempo.

Além de, quem sabe, se organizar a tal ponto que vai conseguir aumentar sua produtividade, ganhando mais e trabalhando menos. Isso é trabalhar para o negócio, o que é totalmente possível.

Por isso, o que quero deixar para você hoje é quase um apelo: trace seus objetivos e depois corra atrás dele com todas as suas forças. Desta forma você conseguirá ter todo o sucesso que sonhar!

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário aqui em baixo, será um prazer poder ouvir você!


Geraldo Alves
Geraldo Alves

Técnico em Prótese Dentária, Escultor, Empreendedor e Fundador do Instituto Cerâmica. Após criar saídas e soluções para os problemas entre o consultório e o laboratório, resolvi extrapolar as paredes do meu laboratório e ajudar a transformar a realidade de outros protéticos e laboratórios em todo o país.